Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4926
wcag
Title: (Re)Construção: Programa de intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica após desastre
Authors: Elias, Ângela Cristina Gonçalves
Orientador: Cordeiro, Raul Alberto Carrilho
Keywords: Stresse psicológico
Desastres
Enfermagem psiquiátrica
Issue Date: May-2019
Citation: Elias, A. (2019). (Re)Construção: Programa de intervenção de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica após desastre. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem a sua intervenção assente nas necessidades em saúde mental que identifica, auxiliando nos processos de reabilitação, em todos os contextos. As situações de desastre causam enumeras alterações na pessoa com doença mental havendo maior risco de manifestações da doença após a vivência de uma situação de stresse, tendo este profissional um papel preponderante. O objetivo principal é conceber um Programa de Intervenção em Enfermagem de Saúde Mental em Situação de Stresse após Desastre na Região do Barlavento Algarvio (Portugal) centrado no papel do Hospital de Dia. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e utilizada a metodologia de projeto para a construção do programa (Re)Construção. Foi criado um programa de intervenção em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica tendo por base o diagnóstico de ansiedade, interligados com o humor depressivo, comportamento aditivo, stresse e stresse pós-traumático.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4926
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem Saúde mental e psiquiátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório Mestrado Ângela Elias 170531049.pdf12.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons