Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4925
wcag
Title: A obesidade infantil: A atuação do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica
Authors: Pinho, Marisa Gomes Oliveira
Orientador: Chora, Maria Antónia
Keywords: Obesidade infantil
Criança
Família
Enfermagem de saúde infantil e pediátrica
Issue Date: Jul-2019
Citation: Pinho, M. (2019). A obesidade infantil: A atuação do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A obesidade infantil é considerada uma verdadeira epidemia mundial, representando um preocupante desafio para todos os profissionais de saúde, para as crianças e suas famílias. A sua ocorrência durante a infância e adolescência aumenta a probabilidade de se perpetuar na vida adulta, representando, uma prioridade na ação dos enfermeiros. O presente relatório tem como objetivos: contextualizar o percurso académico e profissional vivido, elaborar e implementar o projeto de estágio, analisar e refletir sobre as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e apresentar as competências de Mestre adquiridas ao longo dos estágios. Recorremos à metodologia de trabalho de projeto, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, com o desenvolvimento de uma Consulta de Enfermagem de Obesidade Infantil, destinada às crianças com idades entre os 5 e os 18 anos, sendo que desenvolvemos ainda a temática nos diferentes contextos de estágio. Concluímos que o Enfermeiro Especialista tem um papel determinante no cuidado à criança com excesso de peso e obesidade, nos diversos contextos onde se encontra inserida, potenciando-se ganhos em saúde.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4925
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório_Final_Marisa_Pinho.pdf4.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons