Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4922
wcag
Title: Úlceras por pressão associadas à interface de ventilação não invasiva: Medidas preventivas
Authors: Quitério, Carlos Filipe dos Santos
Orientador: Pereira, Mariana
Keywords: Vntilação não invasiva
Úlceras por pressão
Enfermagem médico-cirúrgica
Issue Date: Jul-2019
Citation: Quitério, C. (2019). Úlceras por pressão associadas à interface de ventilação não invasiva: Medidas preventivas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A ventilação não invasiva (VNI) é usualmente utilizada em casos de pessoa em situação crítica, apresentando diferentes complicações, e.g. o desenvolvimento de úlceras por pressão (UPP) faciais. Este documento apresenta como objetivo geral a elaboração de um relatório para apresen-tação em provas públicas, que demonstre a capacidade de reflexão crítica sobre a prática clínica desenvolvida durante os estágios. Será ainda apresentada a intervenção major que incidiu sobre o tema “UPP associadas à interface de VNI: um projeto de intervenção de prevenção e diminuição do seu desenvolvimen-to”. É também efetuada uma análise reflexiva detalhada acerca do processo de aquisição e de-senvolvimento das competências de Mestre em Enfermagem, das competências comuns do En-fermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Pessoa em Situação Crítica.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4922
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica, em pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório Final Carlos Quitério.pdf4.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons