Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4920
wcag
Title: Garantindo a transição segura de cuidados na sala de reanimação
Authors: Jacinto, Carlos Miguel Pereira
Orientador: Pedro, Adriano Dias
Keywords: Comunicação
Enfermagem médico-cirúrgica
ISBAR
Pessoa em situação crítica
Transição de cuidados
Issue Date: May-2019
Citation: Jacinto, C. (2019). Garantindo a transição segura de cuidados na sala de reanimação. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: comunicação desempenha um desafio em saúde, sendo que as falhas na comunicação são responsáveis por cerca de 70% de eventos adversos na transferência de informação entre profissionais. A metodologia ISBAR é recomendada e reconhecida por várias organizações como estratégia para uma comunicação eficaz em saúde, independentemente do contexto. O presente relatório pretende apresentar o projeto desenvolvido ao longo do estágio final refletindo na prática desenvolvida para aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem, e comuns e específicas em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. Neste relatório está descrito um projeto de intervenção que teve como objetivo garantir a segurança e continuidade dos cuidados na transferência da pessoa em situação crítica, na sala de reanimação do serviço de urgência. Foi criada uma folha para transferência de cuidados tendo por base a metodologia ISBAR. Conclui-se que a utilização da metodologia ISBAR contribui para a segurança e continuidade dos cuidados.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4920
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica, em pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons