Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4919
wcag
Title: Mobilização precoce da pessoa em situação critica - um passo para a independência
Authors: Varela, Maria Manuel
Orientador: Reis, Maria Gorete Mendonça dos
Keywords: Unidade de cuidados intensivos
Enfermagem de reabilitação
Mobilização precoce
Issue Date: Jul-2019
Citation: Varela, M. (2019). Mobilização precoce da pessoa em situação critica - um passo para a independência. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Ao longo das últimas décadas tem vindo a aumentar o número de pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos. O aperfeiçoamento destas unidades nos últimos anos, com a crescente capaci-dade de suporte de funções vitais e uma melhoria da tecnologia associada à eficácia de novos tratamentos teve um impacto significativo na assistência de doentes em estado grave. Este sucesso levou ao novo desafio, mudar o foco de mortalidade a curto prazo para morbidade a longo prazo e assumir o novo desafio de tratar doentes com doenças crónicas com permanências prolon-gadas na UCI. As consequências dessa imobilidade, são uma problemática atual nas UCIs originando fra-queza muscular grave, perda das capacidades funcionais e da qualidade de vida A mobilização precoce é apontada como a intervenção major para minimizar a fraqueza muscular adquirida do doente critico que está associada a uma maior permanência na UCI e no hospital e aumento da mortalidade associados à doença crítica. Percecionando esta problemática foi implementado um protocolo de enfermagem de reabilitação na área da mobilização precoce do doente crítico. Após análise dos resultados verificaram-se ganhos signifi-cativos no que concerne a melhoria da capacidade funcional dos doentes, com aumento das amplitudes articulares e força muscular em todos os doentes. O relatório pretende explanar de forma reflexiva as atividades desenvolvidas durante o estágio final, visando a aquisição e desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista, competên-cias específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e de Mestre.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4919
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de reabilitação em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatorio Final - Maria Manuel Varela.pdf3.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons