Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4916
wcag
Title: Desmame ventilatório do doente crítico sob ventilação mecânica invasiva: Prática baseada em evidências
Authors: Martins, Mónica Alexandra Inácio
Orientador: Santiago, Maria Dulce dos Santos
Keywords: Enfermagem de cuidados críticos
Segurança do doente
Desmame ventilatório
Issue Date: Jun-2019
Citation: Martins, M. (2019). Desmame ventilatório do doente crítico sob ventilação mecânica invasiva: Prática baseada em evidências. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A ventilação mecânica invasiva é a terapia de suporte mais utilizada perante a pessoa em situação crítica com falência ventilatória. Contudo, está associada a múltiplas complicações, com comprometimento da segurança do doente, de forma que se preconiza o desmame ventilatório oportuno, potenciado pela uniformização dos cuidados de saúde. Durante o estágio final, foi desenvolvida uma Intervenção Profissional Major com o intuito de incrementar a qualidade e segurança nos cuidados prestados ao doente crítico sob ventilação mecânica invasiva, através da implementação de estratégias promotoras da uniformização dos cuidados relativos ao processo de desmame ventilatório, as quais se descrevem neste relatório. Paralelamente, procede-se à análise e reflexão crítica e fundamentada, sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem, bem como competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4916
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica, em pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Versão Final - Mónica Martins.pdf9.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons