Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4914
wcag
Title: Cuidados de enfermagem especializados à pessoa com dor torácica
Authors: Pinto, João Carlos Cordeiro Antunes
Orientador: Santiago, Dulce
Keywords: Enfermagem de cuidados críticos
Dor torácica
Segurança do doente
Issue Date: Jul-2019
Citation: Pinto, J. (2019). Cuidados de enfermagem especializados à pessoa com dor torácica. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: No presente relatório analisamos o percurso efetuado centrado no desenvolvimento de competências de mestre e competências, comuns e específicas, do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica: a pessoa em situação crítica. Destacamos o projeto de intervenção, direcionado para a prestação de cuidados de enfermagem à pessoa com dor torácica. A dor torácica é um dos motivos pelos quais as pessoas recorrem aos serviços de urgência, sendo que, a este sintoma podem estar associadas várias situações patológicas que colocam em risco a vida. Neste sentido, o enfermeiro especialista atua de forma fundamentada e sistematizada, garantindo uma abordagem segura e facilitadora do processo de transição da pessoa em situação crítica. O enfermeiro especialista é um elemento dinamizador dos serviços, das equipas e dos seus pares, quer na prestação de cuidados, quer na gestão e liderança de projetos institucionais, o que resulta numa prática de cuidados especializados, seguros e baseados na evidência científica.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4914
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica, em pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório de Mestrado -João Pinto.pdf9.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons