Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4911
wcag
Title: Promoção do autocuidado em crianças, jovens e famílias com necessidades de cuidados de reabilitação
Authors: Ribeiro, Tânia Sofia Marques dos Santos
Orientador: Grilo, Eugénia Nunes
Keywords: Autocuidado
Crianças/jovens e famílias
Enfermagem de reabilitação
Issue Date: Jul-2019
Citation: Ribeiro, T. (2019). Promoção do autocuidado em crianças, jovens e famílias com necessidades de cuidados de reabilitação. (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: O presente relatório descreve o processo de desenvolvimento de competências em enfermagem de reabilitação para o qual contribuíram os três estágios e de um modo particular o estágio final, no qual foi implementado um plano de intervenção direcionado para a promoção do autocuidado em crianças/jovens e famílias com necessidades de cuidados de enfermagem de reabilitação. Seguindo a estratégia dos estudos de caso, as necessidades de autocuidados nas crianças jovens e familiares foram avaliadas a partir da Therapeutic Self-Care Scale traduzida e adaptada para a população portuguesa, aplicada no momento da admissão e aplicada na alta após ensino e treino de acordo com as necessidades identificadas. Objetivou-se a capacitação da criança/jovem e família com necessidades de cuidados de reabilitação através do ensino e treino relativamente às atividades de autocuidado. O referencial teórico utilizado foi a teoria do autocuidado de Orem, uma vez que através da promoção do autocuidado, a maximização das capacidades das pessoas foi possível através dos cuidados de enfermagem de reabilitação e contribuiu para aumentar a sua funcionalidade e a autonomia. A análise reflexiva sobre o processo de desenvolvimento de competências permitiu ajui-zar sobre os resultados obtidos e concluir que o processo de aquisição de competências de en-fermeiro especialista e de mestre também se concretizou.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4911
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em enfermagem de reabilitação conjunto com: Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Versao_final_Tânia-Ribeiro.pdf4.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons