Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4910
wcag
Title: Capacitação do auto cuidado transferir-se na pessoa com défice de mobilidade
Authors: Cano, Fátima M. P. Conceição
Orientador: Reis, Maria Gorete Mendonça dos
Keywords: Enfermagem de reabilitação
Equilíbrio corporal
Défice de mobilidade
Treino funcional
Funcionalidade
Issue Date: Jul-2019
Citation: Cano, F. (2019). Capacitação do auto cuidado transferir-se na pessoa com défice de mobilidade. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: O presente relatório pretende explanar o processo de aquisição de competências, as atividades desenvolvidas no Estágio Final e, dar a conhecer os resultados de um programa de reabilitação. A literatura orienta para a importância de uma abordagem multidisciplinar e detalhada nos doentes com mobilidade comprometida incapazes de satisfazer a realização do autocuidado transferir-se. Partindo da identificação de tal compromisso, desenvolveu-se um plano de intervenção de Enfermagem de Reabilitação em tinta e três doentes internados na UAVC e Serviço de Ortopedia, do HESE, visando a capacitação do autocuidado transferir-se na promoção da autonomia nos doentes com défice de mobilidade. A metodologia de investigação-ação participativa e a análise reflexiva sobre o processo de desenvolvimento de competências permitiram ajuizar os resultados obtidos. Os doentes que integraram o programa desenvolveram competências e melhoraram os níveis de funcionalidade, concorrendo para aumentar a sua autonomia e independência. O programa de reabilitação implementado revela ganhos em saúde, os dados obtidos e a reflexão realizada permitem afirmar a concretização do processo de aquisição de competências de enfermeiro especialista e de mestre.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4910
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de reabilitação em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório Final - Fátima Cano.pdf6.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons