Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4901
wcag
Title: Ambiente de cuidados: Fator promotor e protetor da saúde da criança e da família
Authors: Costa, Marlene José Guerreiro
Orientador: Calado, Maria Gabriela
Keywords: Ambiente de cuidados
Hospitalização
Pais
Stress
Estratégias de enfermagem pediátrica
Issue Date: Jul-2019
Citation: Costa, M. (2019). Ambiente de cuidados: Fator promotor e protetor da saúde da criança e da família. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: O ambiente físico e psicossocial é essencial ao desenvolvimento da criança, num processo contínuo e dinâmico de interação. O ambiente dos cuidados de saúde contem vários estímulos que interferem com o equilíbrio familiar, sendo a hospitalização geradora de um nível significativo de stress nos pais. Este relatório tem como objetivo salientar a aquisição de competências a partir do percurso formativo realizado. Foi desenvolvido um projeto de intervenção, inserido na linha de investigação “Segurança e Qualidade de vida”, que visou identificar no ambiente de prestação de cuidados os fatores causadores de stress parental e conhecer quais as estratégias de enfermagem para os minimizar. Conclui-se que os fatores associados ao stress parental relacionam-se com duas dimensões do ambiente de cuidados, a dimensão emocional e a dimensão clínica, tornando-se fundamental implementar estratégias de enfermagem adequadas, baseadas na comunicação, acessibilidade e informação, com vista à qualidade e efetividade dos cuidados centrados na família.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4901
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório_Final_Marlene_Costa.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons