Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4899
wcag
Title: Mapeando pés: Prevenir lesões nos pés de utentes com diabetes tipo 2
Authors: Santos, Anabela Gonçalves dos
Orientador: Serra, Isaura
Keywords: Diabetes tipo 2
Pé diabético
Autocuidado
Issue Date: May-2019
Citation: Santos, A. (2019). Mapeando pés: Prevenir lesões nos pés de utentes com diabetes tipo 2. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Introdução: O défice na gestão da Diabetes Mellitus propicia o aparecimento de complicações tardias. O Pé Diabético é uma das mais frequentes e graves. Objetivo: Capacitar para a promoção do autocuidado das pessoas com Diabetes tipo 2, relativamente ao risco de úlcera de pé diabético. Método: Com base na Metodologia do Planeamento em Saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, dirigido a pessoas com diabetes tipo 2. Foi aplicado um questionário aos utentes com diabetes e realizadas sessões de educação para a saúde Resultados: Verificou-se défice de autocuidados e de conhecimentos sobre a boa prática de cuidados a ter com os pés. Após intervenção com as sessões de educação para a saúde, constatamos que foi possível contribuir para a capacitação e promoção do autocuidado. Conclusão: A educação para saúde é uma das estratégias mais eficaz para a capacitação da pessoa com diabetes.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4899
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem comunitária e de saúde pública em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório Final_AnabelaSantos_Maio2019.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons