Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4898
wcag
Title: (Não) Adesão à terapêutica da pessoa com perturbação mental na comunidade
Authors: Moreira, Ana Filipa Ribeiro
Orientador: Zarcos, Ana Paula Lampreia Banza
Keywords: Enfermagem psiquiátrica
Adesão à medicação
Doença mental
Entrevista motivacional
Issue Date: May-2019
Citation: Moreira, A. (2019). (Não) Adesão à terapêutica da pessoa com perturbação mental na comunidade. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A elaboração do presente relatório vislumbra o percurso formativo desempenhado no estágio do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de especialização de Saúde Mental e Psiquiátrica e do trabalho desenvolvido. O tema definido vai ao encontro do desafio que os profissionais de saúde se deparam diariamente, o fenómeno da adesão à terapêutica. Ir-se-á promover a entrevista motivacional pela sua aplicabilidade em contexto comunitário e pela melhoria quanto ao comportamento de adesão. Existem diversos fatores que atuam como barreiras na adesão. O enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica detém as ferramentas necessárias, quer de conhecimentos quer na relação terapêutica, para promover a modificação de comportamentos que visem o aumento da adesão à terapêutica e, consequentemente, uma melhoria da qualidade de vida. A pessoa com perturbação mental tem uma participação ativa no seu tratamento e caminha lado a lado com o enfermeiro, sendo detentora da tomada de decisão acerca do seu plano terapêutico. Assim sendo, após identificada a necessidade com a colaboração da equipa de cuidados, foi desenvolvido um protocolo de atuação para a modificação de comportamentos de (Não) Adesão à terapêutica, através da Entrevista Motivacional aos utentes.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4898
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem em saúde mental e psiquiátrica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
relatório_Final.pdf3.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons