Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4893
wcag
Title: O uso da linha arterial na vigilância e tratamento à pessoa em situação crítica
Authors: António, Ana Sofia Pinto de Jesus
Orientador: Pereira, Mariana
Keywords: Enfermagem médico-cirúrgica
Pessoa em situação critica
Linha arterial
Issue Date: Jul-2019
Citation: António, A. (2019). O uso da linha arterial na vigilância e tratamento à pessoa em situação crítica. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Realizado no âmbito do curso de mestrado integrado, este trabalho pretende relatar de forma crítica e reflexiva, o percurso académico desenvolvido com enfoque na prática clinica e no desenvolvimento de competências. Com uma contextualização da enfermagem onde se aborda a sua evolução, Metaparadigma e a teoria das transições de Afaf Meleis, revisita-se também o conceito de competência e a prática especializada em articulação com o modelo conceptual de Patricia Benner. O desenvolvimento do projeto de implementação da Intervenção Major recorreu à metodologia de projeto e identificou “o uso da linha arterial na vigilância e tratamento da PSC” como necessidade formativa. Após todas as etapas, concluiu-se que a sua implementação promoveu o aumento da segurança e a melhoria dos cuidados prestados à PSC. A análise e reflexão das competências de enfermeira especialista em enfermagem médicocirúrgica, área pessoa em situação crítica, e das competências de Mestre, demonstrou a sua aquisição e desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4893
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica, em pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Relatório+Final+Ana+António (1).pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons