Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4892
wcag
Title: A enfermagem de reabilitação no idoso com défice de mobilidade por fratura do fémur
Authors: Soares, Maria João Ribeiro
Orientador: Ferreira, Rogério Manuel Ferrinho
Keywords: Enfermagem de reabilitação
Idoso
Fratura do fémur
Issue Date: Jul-2019
Citation: Soares, M. (2019). A enfermagem de reabilitação no idoso com défice de mobilidade por fratura do fémur. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: portugueses estão cada vez mais envelhecidos e as alterações que decorrem deste processo levam ao aumento do risco de queda. O défice de mobilidade pelo processo cirúrgico levou ao desenvolvimento e implementação de um programa de intervenção de enfermagem de reabilitação direcionado ao idoso com fratura do fémur. As competências de enfermeiro especialista foram desenvolvidas através da implementação e avaliação do plano de intervenção com recurso a instrumentos de avaliação dependendo dos focos e diagnósticos identificados. O programa de intervenção resultou numa melhoria da funci-onalidade no idoso a nível da mobilidade, equilíbrio, força muscular, amplitude de movi-mento permitindo também melhoria da independência na realização das atividades de vida diárias. O enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação através da sua intervenção permite a obtenção de ganhos em saúde no doente idoso com défice de mobilidade por fratura do fémur.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4892
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem de reabilitação em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO_Final_Maria_Soares.pdf5.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons