Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4884
wcag
Título: O fenómeno do autocriticismo e a sua relação com a depressão: Concetualização de um projeto psicoterapêutico
Autor: Pereira, Verónica José Ambrósio
Orientador: Cordeiro, Raul Alberto Carrilho
Junceiro, João Claudino
Palavras-chave: Depressão
Autoavaliação
Enfermagem psiquiátrica
Data: Mai-2019
Citação: Pereira, V. (2019). O fenómeno do autocriticismo e a sua relação com a depressão – Concetualização de um projeto psicoterapêutico. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Resumo: A depressão mantém-se como umas das psicopatologias mais graves e incapacitantes, em Portugal, à qual está associada elevado número de suicídios. Torna-se importante explorar todas as dimensões de depressão, para desenvolver respostas eficazes. Assim, surge o conceito de autocriticismo, que se define por uma resposta negativa, a eventos percecionados como falhas ou fracassos, caraterizada por uma auto-avaliação e autojulgamento desproporcionalmente negativos com prejuízo psíquico, intimamente ligada à depressão. Contrário ao autocriticismo, surge o conceito de autocompaixão, que se carateriza por uma resposta do indivíduo, mais adaptativa às falhas ou erros que identifica, encerrando em si um caráter protetor. O presente trabalho, como relatório de estágio, apresenta a concetualização de um projeto psicoterapêutico, realizado num hospital do Alentejo, comportando o internamento e contexto de domicílio. Preconizando-se intervenções de enfermagem especializadas, estas visam a alteração das respostas cognitivas e emocionais disfuncionais, associadas à sintomatologia depressiva e elevados graus de autocriticismo correlacionados.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4884
Designação: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Aparece nas coleções:ESS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Veronica Pereira_PDFA.pdf2.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons