Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4882
wcag
Title: Envelhecimento ativo: um desafio para o idoso institucionalizado
Authors: São José, Maria João Correia de
Orientador: Caldeira, Ermelinda do Carmo Valente
Keywords: Envelhecimento ativo
Idoso institucionalizado
Envelhecimento
Issue Date: May-2019
Citation: São José, M. (2019). Envelhecimento ativo: um desafio para o idoso institucionalizado. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Mundialmente nos últimos anos o número de idosos tem vindo a aumentar, tornando-se por isso um desafio para a saúde pública. Não sendo a velhice uma doença pode, no entanto, levar a uma perda da autonomia e independência causada pelo decréscimo da capacidade funcional, cabendo aos enfermeiros de saúde comunitária a promoção da saúde e a prevenção de complicações que advêm do processo de envelhecimento. A identificação dos problemas prioritários, solidão, dependência e perda de autonomia levou à elaboração e implementação do projeto “Envelhecimento ativo: um desafio para o idoso institucionalizado” de acordo com a metodologia do Planeamento em Saúde. Este teve como objetivo promover o envelhecimento ativo nos indivíduos com 65 anos ou mais residentes numa estrutura residencial do concelho de Évora. Definidas estratégias de intervenção, possibilitando o envolvimento dos idosos, visando o envelhecimento ativo. A avaliação intermédia indica que as intervenções efetuadas vão ao encontro dos objetivos propostos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4882
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Maria João de São José_PDFA.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons