Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4877
wcag
Title: Segurança do Doente Crítico: Comunicação eficaz na transição de cuidados no serviço de urgência geral
Authors: Castro, Cidália Maria da Cruz Silva Patacas de
Orientador: Marques, Maria do Céu
Keywords: Enfermagem Médico-Cirúrgica
Transição de cuidados
Segurança do doente crítico
Issue Date: Jul-2019
Citation: Castro, C. (2019). Segurança do Doente Crítico: Comunicação eficaz na transição de cuidados no serviço de urgência geral. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A comunicação eficaz nos momentos de transição de cuidados, assente numa abordagem estruturada, facilita o desenvolvimento de boas práticas, benéficas à tomada de decisão e melhoria contínua dos cuidados, justificando-se a sua relevância no desenvolvimento da atividade profissional major, no serviço de urgência geral. Desenvolvida à luz do pensamento Lean, teve como objetivo introduzir uma abordagem padronizada, utilizando a técnica ISBAR, na transição de cuidados. Após o diagnóstico da situação e definidas estratégias de melhoria, foi elaborado um instrumento orientador para os momentos de transição de cuidados. Oito dias após a implementação, foi restruturado, estando a ser utilizado, sendo, segundo os enfermeiros, uma mais valia na segurança do doente. Este documento reflete de forma crítica o percurso formativo de aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos e de competências técnicas e científicas, essenciais à atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4877
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização médico-cirúrgica: A pessoa em situação crítica em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Cidália Castro_PDFA.pdf25.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons