Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4875
wcag
Title: Criança, a diabetes e a escola: Capacitação de professores e profissionais não docentes
Authors: Gonçalves, Sofia Paula Ferreira Oliveira Brás
Orientador: Pires, Ana Maria Barros
Keywords: Diabetes tipo 1
Agentes educativos
Capacitação
Issue Date: 24-May-2019
Citation: 8. Gonçalves, S. (2019). Criança, a diabetes e a escola: Capacitação de professores e profissionais não docentes. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: A diabetes tipo 1 é uma das doenças crónicas mais comuns na infância. A permanência na escola compreende um período alargado do dia da criança, pelo que os agentes educativos assumem um importante papel no reconhecimento de situações adversas e consequente atuação em eventos relacionados com a condição de saúde destas crianças. Este relatório de estágio serve para apresentar o projeto “A Criança, a Diabetes e a Escola – Capacitação dos professores e profissionais não docentes”, que teve como objetivo promover a capacitação destes profissionais na intervenção à criança/jovem com diabetes mellitus tipo 1 no contexto escolar. Foi realizado através da metodologia do planeamento em saúde, tendo sido realizadas sessões de educação para a saúde. Estas capacitaram os participantes com conhecimentos e confiança, tornando-os mais competentes para tomar decisões sobre aspetos relacionados com a gestão da doença, no contexto escolar.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4875
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Dissertação_Sofia Gonçalves.pdf30.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons