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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4870
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dc.contributor.advisorSebastião, João-
dc.contributor.authorPoiares, Nuno-
dc.date.accessioned2019-06-18T15:34:08Z-
dc.date.available2019-06-18T15:34:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPoiares, N.(2014). Políticas de segurança e as dimensões simbólicas da lei: o caso da violência doméstica em Portugal. (Tese de doutoramento não publicada). ISCTE. Lisboa. Disponível em https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/4870por
dc.identifier.isbn978-989-732-735-3-
dc.identifier.other101456638-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4870-
dc.descriptionTese de Doutoramento para obtenção do grau de Doutor em Sociologia, ISCTE.por
dc.description.abstractO presente estudo apresenta os resultados de uma investigação que procurou compreender a forma como é implementado o referencial para a área da segurança interna através do ordenamento jurídico e dos seus diversos agentes. Para o cumprimento desse objetivo o estudo qualitativo parte da hipótese de que, aquando da aplicação do referencial (visão e valores), existem interpretações, leituras ou constrangimentos que vão conduzir à aplicação da lei de formas variadas e não coincidentes com o espírito do legislador, pelo que, para melhor compreendermos essa realidade, decidimos desenvolver um estudo de caso, nomeadamente a legislação e a dinâmica envolvente da violência doméstica em Portugal. Desta forma pretendeu-se apresentar um contributo válido para reforçar a confiança dos cidadãos nas políticas públicas desenvolvidas, tendo sido fundamental, em termos metodológicos, privilegiar uma análise das dinâmicas da rede nacional de atendimento a vítimas, a par dos sentidos subjetivos e práticas dos magistrados, advogados, assistentes sociais, vítimas, agressores, polícias, entre outros agentes, por forma a permitir uma visão holística e aprofundada sobre a problemática. Os resultados obtidos apontam no sentido de que os governos foram obrigados a encontrar novas formas para desenvolver a sua ação, falando-se, hoje em dia, em governança em rede e multi-level governance. No entanto, verificámos que a realidade apresenta um desgaste do referencial no decurso do conjunto de operações de implementação das medidas que se pretendem desenvolver, já que aquilo que consubstancia um plano de ação não corresponde aos efeitos expectáveis. O governo define o referencial que deverá ser impulsionado e liderado pelo mediador com a colaboração dos corpos superiores das diversas instituições e todos aqueles que exercem funções nos diversos níveis hierárquicos. Mas essa mediação deve chegar ao colaborador de base de outra forma, que não aquela que é a tradicional. A pesquisa contribuiu igualmente para compreender que deverá existir um envolvimento através de uma lógica a que chamamos de governança esclarecida de duplo sentido, levando os colaboradores em particular e os cidadãos em geral a acreditar na mudança e nos efeitos da legislação, revendo-se no referencial.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherISCTE - Instituto Universitário de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectPolíticas Públicas de Segurançapor
dc.subjectSociologia do Direito e da Justiçapor
dc.subjectViolência Domésticapor
dc.subjectViolência Conjugalpor
dc.subjectDimensões simbólicas da Leipor
dc.subjectReferencialpor
dc.subjectGovernançapor
dc.subjectMediaçãopor
dc.titlePolíticas de segurança e as dimensões simbólicas da lei: o caso da violência doméstica em Portugalpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/10004por
Appears in Collections:D-CE - Teses de Doutoramento

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Tese PhD.pdfTese Doutoral em Sociologia do Direito1.74 MBAdobe PDFView/Open


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