Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4856
wcag
Title: Prevenção das consequências da imobilidade na pessoa em situação crítica
Authors: Cerqueira, Ana Vanessa Barroso
Orientador: Grilo, Eugénia Nunes
Keywords: Enfermagem em reabilitação
Pessoas acamadas
Estado crítico
Issue Date: May-2019
Citation: Cerqueira, A. (2019). Prevenção das consequências da imobilidade na pessoa em situação crítica. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Abstract: Este relatório apresenta o processo de desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e mestre em enfermagem e os resultados de um projeto de intervenção profissional. A revisão da literatura salienta que programas de reabilitação precoce minimizam as repercussões da imobilidade na funcionalidade e qualidade de vida das pessoas. Assim, este projeto de intervenção teve como objetivo prevenir as consequências da imobilidade na pessoa em situação crítica e foi elaborado com a metodologia de casos. A avaliação dos resultados da prestação de cuidados de enfermagem de reabilitação, no âmbito da prevenção de úlceras por pressão e da reabilitação motora e respiratória, a quatro pessoas, internadas numa unidade de cuidados intensivos polivalente permitiu concluir que as pessoas que integraram o projeto mantiveram ou melhoraram a amplitude do movimento; não desenvolveram úlceras por pressão nem complicações respiratórias. Conclui-se que um planeamento adequado e individualizado de cuidados de enfermagem de reabilitação previne as consequências da imobilidade. A análise reflexiva das atividades desenvolvidas em estágio também permitiu concluir que foram desenvolvidas a totalidade das competências de enfermeiro especialista de reabilitação e de mestre.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4856
Designation: Dissertação de mestrado em Enfermagem - Área de especialização em enfermagem de reabilitação em conjunto com: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019
Appears in Collections:D-SA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Vanessa Barroso Cerqueira.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons