Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4853
Título: | A escola e os comportamentos desviantes: novas tendências |
Autor: | Poiares, Nuno |
Palavras-chave: | Escola Projeto Escola Segura Comportamentos desviantes Sociologia Criminal Segurança |
Data: | 2007 |
Editora: | CISA-AS e Departamento de Sociologia da Universidade de Évora |
Citação: | Poiares, N. (2007), “A escola e os comportamentos desviantes: novas tendências”, Questões Sociais Contemporâneas, livro de Atas das VIII Jornadas do Departamento de Sociologia, pp. 227-238, CISA-AS, Universidade de Évora. ISBN: 978-972-99959-6-5 |
Resumo: | No presente texto o autor apresenta uma breve reflexão sobre o estado da arte dos fatores de risco emergentes em ambiente escolar, mormente no que se refere aos comportamentos desviantes na Escola hodierna (2006) e no seu meio envolvente, mas também, mais recentemente, com uma extensão alargada ao seio dos lares das famílias com o advento das potencialidades das novas tecnologias. Que fenómenos têm surgido no meio escolar no seguimento das mudanças sociais? Qual o papel da família, da comunidade escolar, das autarquias, da rede social, das comissões de protecção de crianças e jovens e das forças de segurança? As parcerias podem ter um papel estratégico? E que contributo pode dar a Sociologia, enquanto ramo especializadodo conhecimento, na compreensão destes fenómenos? A estas e outras questões pretende o autor discernir com o objectivo de gerar um maior questionamento e um possível aprofundamento sobre o conhecimento neste domínio. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4853 |
ISBN: | 978-972-99959-6-5 |
Aparece nas coleções: | D-CE - Artigos em revistas com peer review |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aescolaeoscomportamentosdesviantes.pdf | A escola e os comportamentos desviantes | 259.91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons