Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4840
wcag
Title: Sustentabilidade dos sistemas de abastecimento de água e de águas residuais “em baixa” em territórios de baixa densidade populacional
Authors: Camacho, Manuel Francisco Colaço
Orientador: Durão, Anabela Cândida Ramalho
Almeida, Adelaide
Keywords: Sustentabilidade
Eficiência
Entidade gestora (EG)
Abastecimento de água
Águas residuais
Issue Date: 27-Jul-2018
Citation: Camacho, M. (2018). Sustentabilidade dos sistemas de abastecimento de água e de águas residuais “em baixa” em territórios de baixa densidade populacional. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: A água é um monopólio natural, logo, as implicações de natureza social, económica e ambiental que lhe estão associadas devem revestir-se das maiores preocupações, especialmente na procura de uma gestão sustentável, já que se trata de um bem escasso e absolutamente limitado. O setor das águas em Portugal progrediu muito nos últimos vinte anos, mercê dos fortes investimentos realizados em infra-estruturas. Contudo, nesta fase importa qualificar os serviços, por forma, a torná-los mais eficientes, onde as preocupações de natureza ambiental estejam permanentemente na agenda, concorrendo para uma sociedade mais equilibrada, onde a poupança do recurso água seja uma preocupação constante. Pretende-se com este estudo analisar o estado das infra-estruturas existentes no território escolhido, que se situa numa região de baixa densidade populacional, detetar as suas insuficiências e lacunas do ponto de vista patrimonial e também da gestão, apresentando soluções que se enquadrem numa mais-valia para asentidades gestoras (EG), tornando-as assim sustentáveis. Para tornar os sistemas de abastecimento de água e águas residuais sustentáveis em territórios de baixa densidade populacional, sugerem-se medidas de natureza técnica e de gestão adequadas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4840
Designation: Dissertação de mestrado em Eng.ª do Ambiente. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2018
Appears in Collections:D-TCA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Manuel Camacho_PDF_A.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons