Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4822
wcag
Title: Integração de processos de separação por membranas na valorização do soro de cabra: Aplicação de métodos de ultrafiltração e nanofiltração em modo de recirculação total, concentração e diafiltração
Authors: Azedo, David José Chaveiro da Silva
Orientador: Macedo, Antónia Teresa Zorro Nobre
Keywords: Soro de cabra
Separação por membranas
Ultrafiltração
Nanofiltração
Diafiltração
Issue Date: 11-Oct-2018
Citation: Azedo, D. (2018). Integração de processos de separação por membranas na valorização do soro de cabra: Aplicação de métodos de ultrafiltração e nanofiltração em modo de recirculação total, concentração e diafiltração. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: Atendendo à necessidade crescente de investigação do aproveitamento do soro de cabra, principalmente devido às propriedades nutricionais, biológicas e funcionais das suas proteínas, com uma valiosa utilização em produtos alimentares nutricionais e benéficos, foi-me proposto estudar a eficiência dos processos de ultrafiltração e nanofiltração com membranas RC70PP e NF99 respectivamente, em modo de recirculação total, concentração e diafiltração, na separação das várias frações do soro de cabra. Recolheu-se o soro inteiro bruto directamente na unidade fabril e submeteu-se a um conjunto de pré-tratamentos, para minimizar a colmatação das membranas, contribuindo para melhorar a eficiência dos processos. Previamente determinado o volume morto da instalação de permeação e a permeabilidade hidráulica das membranas, realizaram-se ensaios de ultrafiltração e nanofiltração. Os permeados obtidos por ultrafiltração constituíram a alimentação dos ensaios de nanofiltração. Todas as correntes fraccionadas obtidas em ambos os processos, foram caracterizadas física, química e microbiologicamente e os resultados obtidos foram analisados estatisticamente através do programa SPSS. Nos ensaios de ultrafiltração os fluxos permeados tornavam-se constantes em função do factor de concentração volumétrico, obteve-se um concentrado rico em proteína e a lactose assim como os sólidos eram permeados. A diafiltração permitiu aumentar o fluxo permeado e a permeação de lactose, sólidos totais e sólidos não gordos, e obter rejeições aparentes elevadas e crescentes à proteína. Na nanofiltração o fluxo permeado diminui em função do factor de concentração volumétrico, possibilitando a recuperação total da lactose, cerca de 90 % dos sólidos (totais e não gordos) e cerca de 80 % da proteína. Neste caso, a diafiltração permitiu aumentar o fluxo permeado e obter rejeições aparentes elevadas à lactose, sólidos totais, sólidos não gordos e proteína.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4822
Designation: Dissertação de mestrado em Eng.ª Alimentar. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2018
Appears in Collections:D-TCA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
David Azedo_PDF_A.pdf3.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons