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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4820
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Amaral, Marta Isabel Casteleiro | - |
dc.contributor.advisor | Santos, Carla | - |
dc.contributor.author | Santos, Cristiano Filipe Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-18T13:31:53Z | - |
dc.date.available | 2019-03-18T13:31:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-11 | - |
dc.identifier.citation | Santos, C. (2018). Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4820 | - |
dc.description.abstract | As escolas sofreram várias mudanças, ao longo dos anos, as quais geraram consequências a nível das condições de trabalho dos professores. Os professores trabalham a um ritmo intenso, com uma enorme sobrecarga de trabalho. Os docentes enfrentam vários riscos psicossociais e profissionais, na sua profissão, e estes agrupam-se em seis dimensões, tais como: a intensificação de trabalho e tempo de trabalho, exigências emocionais, falta de autonomia, qualidade das relações sociais, conflito de valores e insegurança no trabalho. Esta investigação pretende alertar para as condições de trabalho dos professores e as consequências das mesmas para a sua saúde e bem-estar no trabalho. Teve como objetivo estudar os riscos psicossociais e identificar quais os fatores de risco psicossociais e identificar quais os fatores psicossociais que se verificam na classe profissional professores, através da análise da sua relação com as variáveis sociodemográficas, socioprofissionais e apresentar estratégias de intervenção e sensibilização. A identificação dos riscos psicossociais na classe do professorado realizou-se através do método FPSICO (método de avaliação dos riscos psicossociais), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Seguridad, Salud y Bienestar en el Trabajo (INSSBT) de Espanha, que contêm um conjunto de escalas com a finalidade de identificar os fatores de risco categorizados em nove fatores. O questionário foi aplicado a 44 professores do 2º e 3º ciclo do Agrupamento Vertical de Ourique do género masculino e feminino, e com uma idade média de 48,9 anos. Foram realizados durante o mês de março, obtendo-se uma amostra de 36 professores. Face aos resultados identificaram-se os fatores de risco existentes na classe dos professores do Agrupamento Vertical de Ourique, sendo eles a Carga de Trabalho, a Participação/Supervisão e as Relações de apoio e Suporte Social. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Estratégias de intervenção | por |
dc.subject | Riscos psicossociais | por |
dc.subject | Método FPSICO | por |
dc.title | Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 126 f. | por |
degois.identifier.tid | 202042197 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2018 | por |
Appears in Collections: | ESTIG - Dissertações de mestrado |
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