Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4818
wcag
Title: Meaning assigned to emotional competence of the nurse: empirical study and impact on education
Other Titles: Significados atribuídos à Competência Emocional do Enfermeiro: estudo empírico e impacto na educação
Significados de la Competencia Emocional de la enfermera: estudio clínico y el impacto sobre la educación
Authors: Xavier, Sandra
Nunes, Lucilia
Keywords: Competência clínica
Emoções
Métodos
Assistência terminal
Enfermagem
Issue Date: Aug-2016
Citation: Xavier, S. & Nunes, L. (2016). Meaning assigned to emotional competence of the nurse – empirical study and impact on education. RIASE Online ­ Revista Ibero­Americana de saúde e Envelhecimento. 2(2): 620–636.
Abstract: Objetivo: em vários estudos recentemente realizados, o lugar das emoções na prática de enfermagem surgiu principalmente focado no nível de experiência emocional, aumentando a necessidade de significar a competência emocional do enfermeiro, a fim de encontrar contributos que permitam conhecer e compreender as diferentes dimensões e identificar a sua finalidade no proporcionar conforto à pessoa hospitalizada numa unidade de cuidados paliativos. Métodos: dado que se procuram os signifcados, a abordagem metodológica assumiu uma natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando a análise crítica do discurso de Fairclough para configurar o fenómeno. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros e doentes que experienciavam a última etapa da vida, ambos presentes em unidades de cuidados paliativos. Foram entrevistadas trinta e quatro enfermeiras e doze pessoas vivendo o fim da vida. Resultados: a análise e a compreensão da prática social em estudo permitiram construir o construto “competência emocional de enfermeiros”, juntamente com declarações descritivas de cinco capacidades e vinte e uma unidades de competência que o compõem. Conclusões: através da redução e da abstração teórica, o corpus discursivo revelou que a construção da “competência emocional dos enfermeiros” é concetualizada como um conjunto de capacidades que nos permitem conhecer, regular, alcançar e gerir fenómenos emocionais para construir e sustentar relações interpessoais em ambiente afetivo; e podemos explorar a influência na educação ou na gestão.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4818
ISSN: 2183-6663
Publisher version: http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/137
Appears in Collections:D-SA - Artigos em revistas com peer review

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Meaning assigned to Emotional Competence of the Nurse_empirical study and impact on education.pdf625.56 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons