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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4802
Título: | Avaliação da auditoria ambiental como contributo para a criação do ECO GREEN CAMPUS |
Autor: | Pardal, Ana Romeira, Telma Durão, Anabela |
Palavras-chave: | Green Campus Educação Ambiental Sustentabilidade |
Data: | 7-Jun-2018 |
Citação: | Pardal, A., Romeira, T., Durão, A. (2018). Avaliação da Auditoria Ambiental como Contributo para a Criação do Eco Green Campus. Poster apresentado no 4º Simpósio de Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável. Livro de Resumos. Universidade Nova de Lisboa. |
Resumo: | Um dos grandes desafios que se coloca ao cidadão do século XXI consiste na preservação do ambiente, sendo cada vez mais assumida a necessidade de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável. A adesão e implementação do programa Eco-Escolas, nas diferentes unidades orgânicas que pertencem ao Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), permite desenvolver atividades e incentiva a participação da comunidade para uma cidadania ativa, no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade. Esta comunicação tem como objectivo apresentar os resultados das auditorias ambientais realizadas no âmbito do programa Eco-Escolas como contributo para a criação do Eco Green Campus do IPBeja. A auditoria ambiental permite caracterizar a situação ambiental de referência anual. Assim, foram analisadas as auditorias ambientais realizadas nas unidades orgânicas do IPBeja. Paralelamente realizou-se a auditoria ambiental aos Serviços Comuns do IPBeja de forma a diagnosticar os vários problemas ao nível da gestão ambiental no espaço escolar e dos hábitos ambientais da comunidade académica, para elaborar o plano de ação. Após esse diagnóstico e com vista a colmatar os problemas detetados, será elaborado um plano de ação, para que sejam desenvolvidas atividades de forma a sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais a melhorar. Os resultados sugerem a prática de separação de resíduos, maioritariamente papel e vidro, porém em termos do desperdício de água e de energia carecem de ações de sensibilização. Propõe-se a Politica Ambiental a adotar no IPBeja, para que a comunidade escolar contribua para uma sociedade participativa e com responsabilidades no garante do desenvolvimento sustentável, adotando assim princípios das políticas de ambiente e de sustentabilidade. |
Arbitragem científica: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4802 |
ISBN: | 978-989-8779-04-5 |
Versão do Editor: | https://eventos.fct.unl.pt/4-simposio_prod-trns-amb-sustentavel/files/4sptaas_livro_de_resumos.pdf |
Aparece nas coleções: | D-ENG - Comunicações sem peer review |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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4sptaas_livro_de_resumos_2018.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
4º simpósioposter ecoAna_Telma_anabela.pdf | Poster | 701.87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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