Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4768
wcag
Título: A Psicologia na interface com a promoção da saúde e o bem-estar
Autor: Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
Palavras-chave: Psicologia da saúde
Salutogénese
Promoção da saúde
Bem-estar
Saúde positiva
Florescimento
Educação positiva
Data: Mai-2017
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Faria, M. (2017). A Psicologia na interface com a promoção da saúde e o bem-estar. (Prova pública de avaliação das suas Competências Pedagógica e Técnico-Científica para a categoria de Professor Coordenador, na área disciplinar de Psicologia, na especialização de Psicologia da Saúde.). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação
Resumo: A Psicologia da Saúde é um ramo da Psicologia que permite a compreensão e a abordagem psicológica à saúde e à(s) doença(s) contribuindo para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento da doença e disfuncionalidades, investigando e contribuindo para o conhecimento do papel que as crenças e os comportamentos desempenham nas vivências de saúde e doença, motivação para a proteção, qualidade de vida, florescimento, bem-estar e estilos de vida das pessoas. É uma área de estudo que aplica os modelos psicológicos na promoção e manutenção da saúde possibilitando a mudança e o comportamento adaptativo diante de situações de risco para a saúde, na incapacidade e na enfermidade. Podemos dizer que de uma maneira geral, circunscreve o seu campo de atuação à compreensão dos determinantes psicossociais, emocionais e cognitivos de saúde, à implementação da promoção do comportamento saudável, à prevenção do aparecimento da doença, à avaliação do comportamento na etiologia da doença, realização do prognóstico dos comportamentos que prejudicam a saúde e ainda, à formação de profissionais de saúde para melhorarem as suas competências de comunicação e intervenção. Considerando a abrangência do seu campo de atuação a Psicologia da Saúde encontra múltiplas interfaces no seu percurso de investigação e intervenção, como a psicologia, a medicina, a sociologia, a saúde pública, a educação, o ambiente, a economia e a política de saúde. Nesta lição vamos abordar a “Interface da Psicologia da Saúde com a Promoção da Saúde e o Bem-estar”. Passaremos em primeiro lugar por compreender a emergência da Psicologia da Saúde, as implicações das três “Revoluções de Saúde” e seus modelos, a relevância da salutogénese enquanto produção de saúde e sentido de coerência do indivíduo consigo mesmo no reforço dos seus valores fundamentais que lhe permitem optar por comportamentos de saúde. Depois, chega o momento da abordagem da Promoção da Saúde contemplando principalmente o desenvolvimento, contributos e implicações das nove “Conferências Internacionais sobre Promoção da Saúde” (1986-2016) para os cidadãos do mundo, cidades e comunidades, permitindo destacar a relevância da focagem sobre as opções de comportamento que conduzem ao estilo de vida e ao ambiente em que as pessoas vivem. Por último, terminamos com a visão da Psicologia Positiva e os seus contributos para a Promoção da Saúde mostrando a relevância de uma Educação Positiva que possibilita ensinar saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida permitindo uma literacia da saúde e o florescimentos das pessoas. A porta fica aberta para outras interfaces da Psicologia da Saúde.
Descrição: Prova pública de avaliação das suas Competências Pedagógica e Técnico-Científica para a categoria de Professor Coordenador, na área disciplinar de Psicologia, na especialização de Psicologia da Saúde, apresentada ao Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4768
Aparece nas coleções:D-ECSC - Provas Públicas



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons