Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4735
wcag
Title: Segurança em virtualização VMware: Infraestruturas e agregados de máquinas virtuais
Authors: Pereira, Rui Filipe Rosendo
Orientador: Silva, Rui Miguel Soares
Keywords: VMWare
Virtualização
Segurança
Ameaças
Máquinas virtuais
VMM
Hypervisor
VMDK
Vulnerabilidades
Issue Date: 20-Dec-2017
Citation: [IEEE Style] R. Pereira, “Segurança em virtualização VMware: Infraestruturas e agregados de máquinas virtuais”, Dissertação de mestrado, Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Beja. Portugal, 2017.
Abstract: Segurança em Infraestruturas e Agregados de Máquinas Virtuais A Proteção de ambientes virtuais Virtualização é uma tecnologia que utiliza um ambiente lógico para superar as limitações físicas do hardware. Devido ás suas características de encapsulamento e isolamento a virtualização é a base para o paradigma da computação em nuvem 1. Os diversos tipos das tecnologias de virtualização, implicações de segurança e sistemas de ficheiros em infraestruturas VMware serão apresentadas ao longo da obra. A virtualização é uma tecnologia complexa, com muitas facetas e inúmeros tipos de controlos, que podem ser implementados para proteger os ativos virtuais bem como as suas máquinas hospedeiras. ”Virtualization is both an opportunity and a threat” diz Patrick Lin director de produto da VMware [1]. Os sistemas operativos atuais fornecem uma abstração de processos para alcançar uma partilha de recursos e isolamento, no entanto a partir de uma perspetiva de segurança, um intruso que comprometa um processo, pode ganhar controlo total sobre o sistema. Isso faz com que os sistemas de segurança que se encontram em execução no mesmo sistema, tais como programas de antivírus ou sistemas de deteção de intrusão, poderão se encontrar também vulneráveis a ataques. Em resposta ao isolamento imperfeito entre processos, pode-se recorrer á utilização de agregados virtuais com o intuito de garantir a privacidade e a confidencialidade e integridade das informações. Será apresentada uma análise pormenorizada das estratégias de ataque que podem ser usadas contra as infraestruturas de virtualização VMware, bem como o seu nível de eficácia.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4735
Designation: Dissertação de mestrado em Engª de Segurança informática. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2017
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Rui Pereira.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons