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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4729
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSaúde, Sandra-
dc.contributor.authorBorralho, Carlos-
dc.contributor.authorFéria, Isidro-
dc.contributor.authorLopes, Sandra-
dc.date.accessioned2018-10-15T12:06:50Z-
dc.date.available2018-10-15T12:06:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSaúde, S. Borralho, C., Lopes, S. & Féria, I. (2015). A necessária especificidade da avaliação de desempenho das Instituições de Ensino Superior Politécnico. In Livro de Apresentações da 5ª Conferência FORGES. Autonomia e Modelos de Governação e Gestão de Instituições de Ensino Superior. Coimbra, 18 a 20 de Novembro de 2015. ISBN: 978-989- 97890-6-7por
dc.identifier.isbn978-989- 97890-6-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4729-
dc.description.abstractNo domínio da especificidade de atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) com matriz dita mais profissionalizante ou tecnológica, nas quais se inserem as Universidades de Ciências Aplicadas (na Europa) ou as Universidades Tecnológicas (nos EUA), são vários os autores que defendem que o sistema de avaliação de desempenho centrado nas métricas tradicionais de valoração da citação científica é insuficiente. Tendo em conta os relatórios da OCDE (2006) e da ENQA (2006), e ulteriores estudos desenvolvidos no quadro da reforma do ensino superior encetada pelo atual governo, é consensual reconhecer o carácter específico e distintivo da missão e atuação do Ensino Superior Politécnico. O interesse desta comunicação é o de realçar que a especificidade das missões das IES, assim como, o contexto territorial em que se enquadram, devem ser marcadores obrigatórios a considerar na definição dos seus indicadores de avaliação de desempenho. Centramos a reflexão em torno da defesa e apresentação de indicadores transversais. Os indicadores de avaliação propostos permitem, por agregação sucessiva, tipificar e caracterizar a performance das IES nas atividades que distinguem e tipificam o perfil de ação do Ensino Superior Politécnico.por
dc.language.isoporpor
dc.relationIDIESP_02/INDICADORES/2014. Entidade Financiadora: FCTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAvaliação de Desempenhopor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectEnsino Superior Politécnicopor
dc.subjectIndicadores de Performance Institucionalpor
dc.titleA necessária especificidade da avaliação de desempenho das Instituições de Ensino Superior Politécnicopor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.aforges.org/wp-content/uploads/2016/11/35-Sandra-Saude_A-necessaria-especificidade-da-avaliac_a_o-de-desempenho.pdfpor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.title5ª Conferência FORGES. Autonomia e Modelos de Governação e Gestão de Instituições de Ensino Superiorpor
Appears in Collections:D-ECSC - Comunicações com peer review

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