Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4729
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Saúde, Sandra | - |
dc.contributor.author | Borralho, Carlos | - |
dc.contributor.author | Féria, Isidro | - |
dc.contributor.author | Lopes, Sandra | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-15T12:06:50Z | - |
dc.date.available | 2018-10-15T12:06:50Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Saúde, S. Borralho, C., Lopes, S. & Féria, I. (2015). A necessária especificidade da avaliação de desempenho das Instituições de Ensino Superior Politécnico. In Livro de Apresentações da 5ª Conferência FORGES. Autonomia e Modelos de Governação e Gestão de Instituições de Ensino Superior. Coimbra, 18 a 20 de Novembro de 2015. ISBN: 978-989- 97890-6-7 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989- 97890-6-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4729 | - |
dc.description.abstract | No domínio da especificidade de atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) com matriz dita mais profissionalizante ou tecnológica, nas quais se inserem as Universidades de Ciências Aplicadas (na Europa) ou as Universidades Tecnológicas (nos EUA), são vários os autores que defendem que o sistema de avaliação de desempenho centrado nas métricas tradicionais de valoração da citação científica é insuficiente. Tendo em conta os relatórios da OCDE (2006) e da ENQA (2006), e ulteriores estudos desenvolvidos no quadro da reforma do ensino superior encetada pelo atual governo, é consensual reconhecer o carácter específico e distintivo da missão e atuação do Ensino Superior Politécnico. O interesse desta comunicação é o de realçar que a especificidade das missões das IES, assim como, o contexto territorial em que se enquadram, devem ser marcadores obrigatórios a considerar na definição dos seus indicadores de avaliação de desempenho. Centramos a reflexão em torno da defesa e apresentação de indicadores transversais. Os indicadores de avaliação propostos permitem, por agregação sucessiva, tipificar e caracterizar a performance das IES nas atividades que distinguem e tipificam o perfil de ação do Ensino Superior Politécnico. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | IDIESP_02/INDICADORES/2014. Entidade Financiadora: FCT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Avaliação de Desempenho | por |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | por |
dc.subject | Ensino Superior Politécnico | por |
dc.subject | Indicadores de Performance Institucional | por |
dc.title | A necessária especificidade da avaliação de desempenho das Instituições de Ensino Superior Politécnico | por |
dc.type | conferenceObject | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.aforges.org/wp-content/uploads/2016/11/35-Sandra-Saude_A-necessaria-especificidade-da-avaliac_a_o-de-desempenho.pdf | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | 5ª Conferência FORGES. Autonomia e Modelos de Governação e Gestão de Instituições de Ensino Superior | por |
Appears in Collections: | D-ECSC - Comunicações com peer review |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A necessaria-especificidade-da-avaliac_a_o-de-desempenho.pdf | 227.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License