Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4724
wcag
Title: Melhoria da emissão de informação num Sistema de Gestão Integrado: Caso prático: EPDM - Empresa de Perfuração e Desenvolvimento Mineiro, SA.
Authors: Lança, Ana Cristina Joseph da
Orientador: Brito, Isabel Sofia Sousa
Keywords: Sistemas de gestão
Informação organizacional
Planeamento da organização
Procedimentos de gestão
Estrutura da informação
Fluxograma documental
Issue Date: 9-Dec-2016
Citation: Lança, A. (2016). Melhoria da emissão de informação num Sistema de Gestão Integrado: Caso prático: EPDM - Empresa de Perfuração e Desenvolvimento Mineiro, SA. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: As organizações são sistemas abertos, sujeitos a rápidas mudanças que ocorrem no meio em que operam devido à crescente evolução da tecnologia, da informação e da comunicação. Para responder a estes desafios, é necessário que estas tenham a capacidade de exercer a sua atividade adotando novas estratégias e novas formas de gestão, pois só desta forma lhes é garantindo um desenvolvimento a longo prazo. As organizações que conseguem sobreviver a todo este desafio, são aquelas que são capazes de criar novo conhecimento, assimilá-lo e incorporá-lo nos seus produtos e serviços e partilhá-lo de forma clara aos seus colaboradores. Com o aumento da competitividade, a prioridade das empresas é fazer com que o conhecimento e a gestão sejam encarados como formas de pensar e agir estrategicamente. Nos dias de hoje é cada vez mais comum as organizações estruturarem meios e sistemas de gestão organizacional através de linhas de orientação (normas) que permitem estruturar um conjunto de regras e procedimentos comuns a toda a organização, de forma a uniformizar métodos trabalho e partilha de conhecimentos do interesse de todos. Contudo, nem sempre é fácil encontrar o melhor método para a divulgação dessa informação. Na presente dissertação pretende-se estruturar um sistema de informação capaz de dar resposta às necessidades identificadas num Sistema de Gestão Integrado específico. Este modelo poderá aplicar-se a todo o tipo de empresas permitindo o controlo integrado dos diferentes aspetos associados à gestão da Qualidade, do Ambiente e da Segurança e Saúde no trabalho. Pretende-se que seja uma ferramenta imprescindível para qualquer organização que tenha implementado um Sistema de Gestão Integrado e que ambicione a sua melhoria contínua. Cada vez mais, os gestores das organizações, consideram a informação como um recurso estratégico fundamental para o sucesso profissional. Gerir é tomar decisões, e para tomar boas decisões há que possuir boa informação (Alturas, 2013).
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4724
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2016
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Lança.pdf43.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons