Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espírito Santo, José António Reis do | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Sónia Regina Sobral | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T13:57:49Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T13:57:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-10 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, S. (2017). Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo começa-se por enquadrar toda a temática subjacente ao principal tema estudado: as necessidades e os desafios na formação de professores de educação especial, no domínio cognitivo e motor. Assim, através da revisão da literatura abordam-se um conjunto de temas, que enquadram as partes subsequentes do trabalho. Foram elaborados dois instrumentos de recolha de dados: um primeiro questionário direcionado para professores de educação especial de todo o país, o qual obteve 485 respostas e, um segundo questionário, aplicado a especialistas da área, que contou com 3 respostas. Do tratamento e análise dos dados, referentes a cada um dos questionários, concluiu-se que os inquiridos revelam satisfação em relação ao curso de especialização para a docência na educação especial, as suas maiores necessidades de formação recaem sobre a avaliação especializada, perturbações do espectro do autismo, transição para a vida ativa, dislexia, adequações curriculares individuais, tecnologias de apoio e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. Partindo-se da situação real, através do levantamento de necessidades e traçando uma situação ideal, elaborou-se um plano de intervenção que conta com dois planos de formação contínua diferentes mas complementares: uma oficina de formação e um curso, na modalidade de colóquio. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Formação contínua | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.title | Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 148 f. | por |
degois.identifier.tid | 201729024 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sónia Gonçalves.pdf | 911.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License