Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723
Título: | Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor |
Autor: | Gonçalves, Sónia Regina Sobral |
Orientador: | Espírito Santo, José António Reis do |
Palavras-chave: | Educação especial Formação Professores Formação contínua Desafios |
Data: | 10-Jul-2017 |
Citação: | Gonçalves, S. (2017). Necessidades e desafios na formação de professores de educação especial: Domínio cognitivo e motor. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. |
Resumo: | Neste estudo começa-se por enquadrar toda a temática subjacente ao principal tema estudado: as necessidades e os desafios na formação de professores de educação especial, no domínio cognitivo e motor. Assim, através da revisão da literatura abordam-se um conjunto de temas, que enquadram as partes subsequentes do trabalho. Foram elaborados dois instrumentos de recolha de dados: um primeiro questionário direcionado para professores de educação especial de todo o país, o qual obteve 485 respostas e, um segundo questionário, aplicado a especialistas da área, que contou com 3 respostas. Do tratamento e análise dos dados, referentes a cada um dos questionários, concluiu-se que os inquiridos revelam satisfação em relação ao curso de especialização para a docência na educação especial, as suas maiores necessidades de formação recaem sobre a avaliação especializada, perturbações do espectro do autismo, transição para a vida ativa, dislexia, adequações curriculares individuais, tecnologias de apoio e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. Partindo-se da situação real, através do levantamento de necessidades e traçando uma situação ideal, elaborou-se um plano de intervenção que conta com dois planos de formação contínua diferentes mas complementares: uma oficina de formação e um curso, na modalidade de colóquio. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4723 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sónia Gonçalves.pdf | 911.87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons