Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4717
wcag
Title: Os fatores de risco psicossociais e a segurança e higiene do trabalho: O caso de uma empresa de construção civil
Authors: Jorge, Mónica Maria Martins
Orientador: Amaral, Marta Isabel Casteleiro
Santos, Carla Maria Lopes Da Silva Afonso dos
Keywords: Riscos psicossociais
Construção civil
Segurança no trabalho
FPSICO
Prevenção
Issue Date: 20-Dec-2017
Citation: Jorge, M. (2017). Os fatores de risco psicossociais e a segurança e higiene do trabalho: O caso de uma empresa de construção civil. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: Os riscos psicossociais relacionados com o trabalho são uma das grandes ameaças para a saúde e segurança dos trabalhadores nos dias de hoje, em especial para aqueles que se encontram a laborar numa área que apresenta vários fatores desfavoráveis – construção civil. O presente estudo tem como principal objetivo identificar, a partir da perceção dos trabalhadores, quais os principais fatores de risco psicossociais, relacionados com o trabalho, a que estes estão expostos. Analisando-se fatores demográficos e profissionais para efeitos, e estabelecendo ligação com os fatores definidos teoricamente. O estudo empírico será realizado numa empresa de construção civil e obras públicas, constituída por 16 departamentos e 483 trabalhadores. Para avaliar os fatores de riscos psicossociais utiliza-se método FPSICO, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo (INSHT) de Espanha, que contem um conjunto de questões com a finalidade de identificar os fatores demográficos e profissionais que levam à exposição ao risco. Serão selecionados entre os vários departamentos os mais pertinentes para a realização do presente estudo, constituindo assim uma amostra estratificada de forma a recolher os dados para dar resposta aos objetivos propostos. Pretende-se dar a conhecer uma realidade que para quem trabalha no setor poderá até ser óbvia, mas que muitas das vezes é desvalorizada e não é tida devidamente em conta. É idealizado que este estudo venha a evidenciar a existência de um conjunto de fatores de risco psicossociais, que muitas da vezes afetam vincadamente o trabalhador quer a nível psicológico quer a nivel social.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4717
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2017
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Mónica Jorge.pdf15.52 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons