Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4714
wcag
Title: Sistema integrado para a implementação das medidas de autoproteção do aeroporto de Faro
Authors: Silvestre, Carlos António Patrocínio
Orientador: Dias, Ana Filomena Figueiredo
Brito, Isabel Sofia Sousa
Keywords: Medidas de autoproteção
Prevenção
Incêndios
Edifícios
Sistema integrado
Issue Date: 19-Dec-2017
Citation: Silvestre, C. (2017). Sistema integrado para a implementação das medidas de autoproteção do aeroporto de Faro. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: As medidas de autoproteção (MAP), são medidas de organização e de gestão de segurança, e têm como objetivo definir a estrutura organizativa dos meios humanos existentes nos edifícios do Aeroporto de Faro (AFR) e estabelecer os procedimentos necessários para, em caso de emergência, garantir a salvaguarda das pessoas, do ambiente e do património. Medidas estas que são constituídas por registos de segurança, medidas preventivas, medidas de intervenção, ações de sensibilização e formação em segurança contra incêndio em edifícios (SCIE) e simulacros. Entende-se por este motivo, incluir todas as medidas num sistema integrado que permita controlar e facilitar toda a gestão diária, ou seja, iremos criar uma forma de colocar as medidas de autoproteção disponíveis e visíveis em quatro programas distintos: SGO, MAXIMO, Portal do Operador e IBPMS. No SGO colocar-se-ão todas as check list, o que permite efectuar um controlo diário e podendo ser criadas ocorrências sempre que alguém não cumpra com o previsto. No MAXIMO tratar-se-ão todas as ocorrências abertas no SGO e irá permitir também criar alertas para ocorrências não tratadas. No Portal do Operador irá ser colocada toda a informação necessária para que todos os trabalhadores do Aeroporto de Faro possam consultá-la, nomeadamente as instruções de segurança em caso de emergência. O IBPMS é o programa que vai permitir gerir toda a documentação da ANA Aeroportos de Portugal e que irá possuir toda a documentação referente às medidas de autoproteção.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4714
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2017
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Carlos Silvestre.pdf5.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons