Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4713
wcag
Title: Ataques fulminantes a sistemas operativos de base Debian Linux
Authors: Graça, Andreia Alexandra Serra Martins da
Orientador: Silva, Rui Miguel
Candeias, Mário Jorge Costa
Keywords: Ataques a sistemas informáticos
Segurança e privacidade
Segurança de sistemas operativos
Computação forense
Segurança ofensiva
Issue Date: 19-Dec-2017
Citation: [IEEE style] A. Graça, “Ataques fulminantes a sistemas operativos de base Debian Linux”, Dissertação de mestrado, Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Beja. Portugal, 2017.
Abstract: Ataques Fulminantes em Sistemas Operativos de base Debian Linux Este estudo tem como foco a análise de sistemas operativos Debian Linux e a identificação dos seus tipos de ficheiros. Não existem soluções de captura de informação, de forma silenciosa, eficiente e de baixo custo, em Sistemas Operativos Debian Linux. Logo, existe a possibilidade de desenvolver uma solução de recolha rápida e silenciosa dessa informação. A investigação tem como objetivo identificar as diversas distribuições Debian Linux existentes e os seus diferentes tipos de Kernels, analisar os diferentes tipos de ficheiros e diretorias, bem como os seus diferentes níveis de acesso e promover uma recolha rápida e silenciosa dos diversos tipos de ficheiros existentes nos referidos sistemas operativos, sendo que para que estes sejam atingidos, é necessário saber quais as distribuições de sistemas operativos Debian Linux existentes e os seus Kernels, que tipo de ficheiros existem, onde podem ser localizados e as suas permissões de acesso e que solução desenvolver para a recolha rápida e silenciosa de ficheiros em Sistemas Operativos Debian Linux. Depois da introdução, esta dissertação apresenta um estado de arte focado em sistemas Operativos Debian Linux, Ficheiros e o desenvolvimento da solução de recolha rápida e silenciosa, descrevendo a metodologia de investigação adotada, seguida dos resultados. Os resultados deste estudo incluem a listagem das distribuições existentes, tipos de kernels existentes, tipologias de ficheiros, estrutura de pastas e diretorias, níveis de permissões e a listagem de soluções existentes e o seu funcionamento, sendo os mesmos obtidos com recurso a uma metodologia focada em artigos académicos, livros, sítios Web e um laboratório virtual. Através dos testes efectuados, os resultados esperados foram validados, sendo realizado a recolha de diferentes tipos de ficheiros com sucesso. Como contribuição para o conhecimento, este estudo vem preencher a problemática existente quanto à existência de software de recolha rápida e silenciosa de ficheiros existentes em computadores em sistemas operativos Debian Linux, tendo como benefícios a utilização em investigações criminais ou em processos de monitorização. O seu impacto pode ser considerado a nível mundial.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4713
Designation: Dissertação de mestrado em Eng.ª de Segurança informática. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2017
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Andreia Alexandra da Graça.pdf150.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons