Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4710
wcag
Title: Medidas de autoproteção e exploração de segurança contra incêndios em estabelecimento escolar
Authors: Palma, Célia de Jesus Cangarato
Orientador: Isidoro, Rui Alberto da Silva Martins
Keywords: Medidas de autoproteção
Emergência
Segurança contra incêndios
Escola
Simulacro
Issue Date: 25-May-2016
Citation: Palma, C. (2016). Medidas de autoproteção e exploração de segurança contra incêndios em estabelecimento escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: De entre as situações de emergência mais descritas e regulamentadas, do ponto de vista histórico, social, e económico, destaca-se o fenómeno de incêndio em meio urbano. Em Portugal, após um período alargado de produção legal em matéria de segurança contra incêndio, por vezes dúbio e também omisso na sua aplicação, regulamenta-se em 2008, com atualização em 2015, um novo Regime Jurídico de Segurança contra Incêndios em Edifícios (RJSCIE). O RJSCIE, atualmente em vigor vem trazer alterações significativas em matéria de responsabilidades, funções e gestão das condições de segurança contra incêndio, que se refletem para as instalações já existentes, à data da sua publicação, na aplicação das chamadas medidas de autoproteção. É neste âmbito que este trabalho tem a sua incidência, nas condições de segurança contra incêndio, na Escola Superior de Educação de Beja. Contempla essencialmente duas partes. Uma, em que se avalia a sensibilidade e conhecimentos da temática, por parte dos seus diretores e utilizadores mais diretos, nomeadamente docentes, funcionários e alunos. Outra, onde se analisa as condições de segurança do edifício, e se elaboram as respetivas Medidas de Autoproteção. Para a realização deste estudo, que assenta essencialmente em procedimentos legais e manifestamente e procedimento comportamentais assentes em prática de cidadania consolidadas numa cultura de segurança, que em Portugal ainda é muito ténue, foi necessário provocar a informação que ia ser trabalhada. Por tal, aplicaram-se dois questionários aos utilizadores do espaço, para aferir conhecimento e sensibilidade, e recorreu-se à aplicação de uma lista de verificação às condições de segurança do edifício. Por fim apresentam-se um conjunto de procedimentos a ter em conta, para prevenir a ocorrência de situações de emergência ou para minimizar os seus danos quando e se estas ocorrerem. Para a verificação da eficiência das medidas são realizados simulacros.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4710
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2016
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Célia Palma_Volume_I.pdf78.9 MBAdobe PDFView/Open
Célia Palma_VolumeII.pdf72.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons