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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4708
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wcag
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dc.contributor.advisorLoureiro, Vânia-
dc.contributor.authorDomingues, Ana-
dc.date.accessioned2018-09-27T13:39:42Z-
dc.date.available2018-09-27T13:39:42Z-
dc.date.issued2017-03-03-
dc.identifier.citationDomingues, A. (2016). Caracterização das habilidades motoras fundamentais em crianças do 1º ciclo do ensino básico público do Baixo Alentejo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4708-
dc.description.abstractIntrodução: Nas últimas décadas o desempenho das habilidades motoras nas crianças tem vindo a decrescer. Além deste facto, a subestimação do papel da atividade física e as baixas oportunidades de prática de atividade diária resultam em menores oportunidades de aprendizagem das habilidades motoras fundamentais. As evidencias cientificas revelam que a proficiência na realização das habilidades motoras fundamentais é um fator fundamental na realização de habilidades motoras complexas, participação em jogos, em desportos e atividades desportivas recreativas, e está relacionada com uma maior probabilidade de um estilo de vida ativo. Apesar das evidências apresentadas, em Portugal são escassos os estudos que caraterizam as habilidades motoras fundamentais, com recurso a um instrumento estandardizado, que seja utilizado internacionalmente e cujos dados possam ser comparados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo geral caracterizar as habilidades motoras fundamentais, especificamente as habilidades motoras de locomoção e de controlo de objetos, de crianças do 1º ciclo do Ensino Básico Publico do Baixo Alentejo, inseridas no “Projeto Lancheira Sorriso em Movimento”. Métodos: Estudo transversal, quantitativo, que decorreu entre o ano de 2015 e 2016, com uma amostra de 417 crianças (214 raparigas e 203 rapazes, Midade=6,9 ± 0,5 anos) do 1º ciclo do Ensino Básico do distrito de Beja. O estudo contou com a participação de uma vasta equipa multidisciplinar, liderado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo de Portugal onde, entre outros aspetos, foram avaliadas nas habilidades motoras fundamentais. Para a avaliação das habilidades motoras fundamentais recorreu-se à bateria Test of Gross Motor Development, Second Edition (Ulrich, 2000). Para a análise, descritiva e inferencial, dos dados recorreu-se ao SPSS, versão 24.0 para o Windows. O nível de significância foi colocado a 5% (p<0.05). Resultados: Através dos estudos consultados verificamos que existe um grande défice no que diz respeito à prática de atividade física, que por sua vez vai influenciar o desenvolvimento das HMF e valores mais baixos no desenvolvimento das HMF. O estudo implementado revelou que as crianças do Baixo Alentejo apresentam elevada proficiência ao nível das habilidades de locomoção e no sentido inverso apresentam níveis baixos nas habilidades de controlo de objetos. A baixa proficiência das habilidades de controlo de objetos é mais evidente, facto também evidenciado por uma idade motora equivalente inferior à idade cronológica. Conclusões: É importante fomentar a prática de atividade física, com foco no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, mais concretamente as habilidades de controlo de objetos. O desenvolvimento de oportunidades de prática e a criação de experiências motoras deve ser dirigido a todas as crianças, mas, neste caso particular, ajustada em concreto ao género feminino.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectCriançapor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectIdade equivalentepor
dc.subjectHabilidades motoras funadamentaispor
dc.subjectHabilidades locomotoraspor
dc.subjectHabilidades de controlo de objetospor
dc.titleCaracterização das habilidades motoras fundamentais em crianças do 1º ciclo do ensino básico público do Baixo Alentejopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination69 f.por
degois.identifier.tid201623340por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Atividade física e saúde escolar. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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