Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4697
wcag
Title: O Cante como promotor da saúde mental e qualidade de vida das pessoas mais velhas
Authors: Soeiro, Gonçalo Paulo
Orientador: Faria, Maria Cristina Campos de Sousa
Keywords: Envelhecimento
Qualidade de vida
Saúde mental
Cante alentejano
Issue Date: 24-Nov-2017
Citation: Soeiro, G. (2017). O Cante como promotor da saúde mental e qualidade de vida das pessoas mais velhas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: O envelhecimento demográfico é um fenómeno que esta a ter cada vez mais preponderância na organização da nossa sociedade. Há cada vez mais pessoas idosas que necessitam de cuidados especiais para garantir que têm uma boa qualidade de vida durante uma fase tão delicada como é a velhice. Manter um envelhecimento ativo através da participação em atividades recreativas é importante para preservar a saúde física e mental. Este estudo procurou identificar se o Cante Alentejano poderia promover saúde mental e qualidade de vida das pessoas mais velhas. Para esse efeito foram efetuadas dez entrevistas a membros de grupos corais de Cante Alentejano e foram também aplicados a cada um, inventários WHOQOL-OLD. Foram ainda efetuadas mais quatro entrevistas a peritos do Cante Alentejano, Saúde Mental e Trabalho Comunitário de modo a aprofundar os conhecimentos sobre as temáticas estudadas neste trabalho. OS resultados finais indicaram que os membros dos grupos corais têm de facto bons índices de qualidade de vida e uma saúde mental positiva. Através das entrevistas foi também recolhido que todos consideram que a envolvência de muitas pessoas na sua vida e a adoção de um estilo de vida ativo, muito impulsionado pela presença no grupo coral é importante para manter uma saúde mental estável e desse modo estimular o bem-estar e a qualidade de vida.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4697
Designation: Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Gonçalo Soeiro.pdf699.06 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons