Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4696
wcag
Título: Estudo da utilização de cinzas de biomassa e resíduos orgânicos na fitoestabilização assistida de solos afectados por atividades mineiras
Autor: Rodrigues, Débora Jesus
Orientador: Palma, Patrícia
Alvarenga, Paula
Palavras-chave: Atividade mineira
Contaminação de solos
Metais
Fitorremediação
Fitoestabilização
Lamas celulósicas
Cinzas de biomassa
Composto de RSU
Data: 19-Dez-2017
Citação: Rodrigues, D. (2017). Estudo da utilização de cinzas de biomassa e resíduos orgânicos na fitoestabilização assistida de solos afectados por atividades mineiras. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Resumo: A exploração mineira deu origem a vastas áreas degradadas. Por outro lado, os resíduos produzidos na indústria da pasta de papel, resultantes da queima de biomassa vegetal, apresentam composições interessantes para serem utilizados na remediação de solos ácidos, devido ao elevado teor em matéria orgânica existente nas lamas, e às características alcalinas e teor elevado em nutrientes presentes nas cinzas. Neste contexto foi avaliado o uso de cinzas e lama, em diferentes formulações granulares, com e sem a aplicação de composto de RSU, utilizando ensaios de incubação e em vaso. Os ensaios de incubação permitiram selecionar as doses de corretivos a usar nos ensaios em vaso: 2,5%, 5,0% e 10% (m/m, de grânulos na matéria seca), de duas formulações diferentes de grânulos (grânulos com 70% de cinza de biomassa e 30% de lama celulósica e grânulos com 90 % de cinza de biomassa e 10% de lama celulósica). Foi notada a necessidade de aplicação de adubação mineral de N e P, e, para além disso, foi equacionada a adição suplementar de 50 ton/ha de composto de RSU, para averiguar o benefício de ter uma correção do teor em matéria orgânica e em N mais acentuada. Foi possível estabelecer um coberto vegetal com Agrostis tenuis nos vasos em que houve aplicação de corretivos, mas com variabilidade entre réplicas. A melhoria da qualidade do solo foi evidenciada pelo aumento da atividade enzimática das desidrogenases, pela correção da sua acidez, e pelo aumento dos teores em P e K assimiláveis. Porém, o aumento significativo dos teores em matéria orgânica e em N só foi possível por aplicação simultânea de composto. O teor em metais totais diminuiu em algumas das doses aplicadas, por efeito de diluição, tendo o teor em metais extraídos por CaCl2 permanecido baixo em todos os ensaios, mesmo no controlo. Recomendando-se a remediação destes solos com os anteriores resíduos e aplicação simultânea de adubo e composto.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4696
Designação: Dissertação de mestrado em Eng.ª do Ambiente. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2017
Aparece nas coleções:ESA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Débora Rodrigues.pdf3.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons