Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4696
wcag
Title: Estudo da utilização de cinzas de biomassa e resíduos orgânicos na fitoestabilização assistida de solos afectados por atividades mineiras
Authors: Rodrigues, Débora Jesus
Orientador: Palma, Patrícia
Alvarenga, Paula
Keywords: Atividade mineira
Contaminação de solos
Metais
Fitorremediação
Fitoestabilização
Lamas celulósicas
Cinzas de biomassa
Composto de RSU
Issue Date: 19-Dec-2017
Citation: Rodrigues, D. (2017). Estudo da utilização de cinzas de biomassa e resíduos orgânicos na fitoestabilização assistida de solos afectados por atividades mineiras. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária.
Abstract: A exploração mineira deu origem a vastas áreas degradadas. Por outro lado, os resíduos produzidos na indústria da pasta de papel, resultantes da queima de biomassa vegetal, apresentam composições interessantes para serem utilizados na remediação de solos ácidos, devido ao elevado teor em matéria orgânica existente nas lamas, e às características alcalinas e teor elevado em nutrientes presentes nas cinzas. Neste contexto foi avaliado o uso de cinzas e lama, em diferentes formulações granulares, com e sem a aplicação de composto de RSU, utilizando ensaios de incubação e em vaso. Os ensaios de incubação permitiram selecionar as doses de corretivos a usar nos ensaios em vaso: 2,5%, 5,0% e 10% (m/m, de grânulos na matéria seca), de duas formulações diferentes de grânulos (grânulos com 70% de cinza de biomassa e 30% de lama celulósica e grânulos com 90 % de cinza de biomassa e 10% de lama celulósica). Foi notada a necessidade de aplicação de adubação mineral de N e P, e, para além disso, foi equacionada a adição suplementar de 50 ton/ha de composto de RSU, para averiguar o benefício de ter uma correção do teor em matéria orgânica e em N mais acentuada. Foi possível estabelecer um coberto vegetal com Agrostis tenuis nos vasos em que houve aplicação de corretivos, mas com variabilidade entre réplicas. A melhoria da qualidade do solo foi evidenciada pelo aumento da atividade enzimática das desidrogenases, pela correção da sua acidez, e pelo aumento dos teores em P e K assimiláveis. Porém, o aumento significativo dos teores em matéria orgânica e em N só foi possível por aplicação simultânea de composto. O teor em metais totais diminuiu em algumas das doses aplicadas, por efeito de diluição, tendo o teor em metais extraídos por CaCl2 permanecido baixo em todos os ensaios, mesmo no controlo. Recomendando-se a remediação destes solos com os anteriores resíduos e aplicação simultânea de adubo e composto.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4696
Designation: Dissertação de mestrado em Eng.ª do Ambiente. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, 2017
Appears in Collections:D-TCA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Débora Rodrigues.pdf3.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons