Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4692
wcag
Title: Transição para a vida ativa
Authors: Charraz, Guadalupe do Ó Almeida Caeiro
Orientador: Espirito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Keywords: Inclusão
Currículos funcionais
Currículo específico individual
Plano individual de transição
Transição para a vida ativa
Issue Date: 15-Nov-2017
Citation: Charraz, G. (2017). Transição para a vida ativa. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Abstract: Esta investigação teve como tema o Processo de Transição para a Vida Pós- Escolar de Alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentaram duas escolas da rede pública, do terceiro ciclo e do ensino secundário, do concelho de Serpa, distrito de Beja, no ano letivo 2016/2017. Para alcançar o principal objetivo do presente trabalho - analisar o Processo de Transição para a Vida Pós-Escolar dos alunos com necessidades educativas especiais das escolas deste concelho – teve-se em conta, a perspetiva da Escola, da Família e da Comunidade, com o intuito de contribuir para a determinação dos fatores indispensáveis ao desenvolvimento de um adequado processo de transição para a vida pós-escolar. Para a prossecução deste objetivo recorreu-se à metodologia de investigação para a ação utilizando técnica de recolha de dados com entrevistas para todos os elementos que constituíam o grupo de estudo: Alunos com Necessidades Educativas Especiais, Coordenadoras de Ensino Especial dos Agrupamentos e Encarregados de Educação. A análise dos dados permite-nos afirmar que existem muitas dificuldades no referido processo, embora existam alguns esforços para as atalhar. Verificou-se que estes jovens têm menos oportunidades que os jovens ditos “normais”, sendo muitas vezes a própria escola a limitar o leque de conjunturas. Os resultados mostraram também, que a família, ao contrário do previsto por lei, não é incluída na elaboração do Plano Individual de Transição do seu educando, assim como, nem sempre os currículos trabalhados são os mais adequados às competências dos jovens. Permanece ainda um longo trilho a seguir, para que a transição para a vida ativa destes jovens, seja feita de uma forma natural e com as mesmas possibilidades de escolhas que qualquer jovem tem. Esta mudança passa pelo entendimento de que à escola cabe o papel de preparar os seus alunos para uma vida em comunidade.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4692
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017
Appears in Collections:D-ECSC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Guadalupe Charraz.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons