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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4686
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Maria Teresa Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria de Fátima Dias Figueira Costa da | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T11:17:48Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T11:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-11 | - |
dc.identifier.citation | Silva, M. (2017). A aprendizagem cooperativa como metodologia para a inclusão. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4686 | - |
dc.description.abstract | Este estudo desenvolveu-se em duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de um dos Agrupamentos de Beja e teve como principal finalidade compreender quais as práticas de cooperação utilizadas pelos docentes que se revelam facilitadoras da inclusão de alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE). O trabalho trata de inquirir se existe uma cultura cooperativa entre os alunos e se esse trabalho em equipa, caso exista, favorece práticas mais inclusivas que beneficiem as crianças com necessidades educativas especiais. Tendo em conta esta finalidade foram formuladas as seguintes questões: De que forma as práticas de um professor que adota a metodologia cooperativa podem ser mais facilitadoras da inclusão de alunos com NEE?; Em que medida metodologias cooperativas contribuem para a autonomia de todos os alunos?; Como perspetivam os alunos a inclusão de colegas com NEE na sala de aula? O quadro teórico de referência desta investigação assenta essencialmente no tema da inclusão e nas estratégias de trabalho cooperativo. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, bem como quantitativa e o design foi o estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada através de uma entrevista semiestruturada a duas docentes e quatro alunos, e de um inquérito por questionário, elaborado maioritariamente com perguntas fechadas, e preenchido por trinta docentes. Os dados recolhidos foram posteriormente submetidos a tratamento através de SPSS e de análise de conteúdo, seguindo os passos recomendados para a mesma por Bardin (2008). Os resultados do estudo evidenciam que a maioria dos professores inquiridos utiliza a aprendizagem cooperativa e a pedagogia diferenciada como estratégias pedagógicas em sala de aula e que estas estratégias ajudam a responder às necessidades individuais, contribuindo para o sucesso dos alunos. Contudo, alguns deles revelam ainda muita hesitação tendo o trabalho colaborativo entre docentes assumido um papel importante para a implementação destas novas práticas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Trabalho cooperativo | por |
dc.title | A aprendizagem cooperativa como metodologia para a inclusão | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 127 f. | por |
degois.identifier.tid | 201728915 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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