Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4681
wcag
Title: Exposição ao ruído ocupacional - Indústria metalomecânica
Authors: Hilário, Sandra Cristina Monteiro Louro
Orientador: Isidoro, Rui Martins
Keywords: Indústria metalomecânica
Exposição ao ruído ocupacional
Risco de perda auditiva
Segurança e higiene no trabalho
Issue Date: 23-Dec-2016
Citation: Hilário, S. (2016). Exposição ao ruído ocupacional - Indústria metalomecânica. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: O ruído é um dos maiores problemas ambientais em todo o mundo, devido ao aumento de indústrias, estabelecimentos comerciais, atividades de lazer, do tráfego e obras de construção civil. A perda de audição devido ao excesso de ruído é a doença ocupacional com maior incidência na União Europeia. O ruído excessivo danifica as células capilares da cóclea, parte integrante do ouvido interno, originando perdas auditivas e alterações no sistema cardiovascular, que podem levar à libertação de catecolaminas e ao aumento da pressão arterial, causando estados de stresse e ansiedade. No âmbito do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, desenvolveu-se esta dissertação sobre o tema: Exposição ao Ruído Ocupacional - Indústria Metalomecânica. A escolha deste tema prende-se com o facto da minha atividade profissional ter estado ligada à Indústria metalomecânica e por considerar que os níveis de exposição diária ao ruído nesta indústria constituem um grave risco para a saúde dos trabalhadores. Foi realizado um estudo com o objetivo de analisar e avaliar os níveis de ruído a que os trabalhadores desta indústria estão expostos diariamente, com o intuito de propor medidas de correção face à exposição ao ruído e promoção da saúde e segurança no trabalho. Neste estudo, foram efetuadas 68 medições em 2 zonas distintas da oficina durante a jornada de trabalho, utilizando um sonómetro. Tendo por base a legislação em vigor, verificou-se que nesta oficina mais de 70 % dos valores calculados do nível de exposição diário LEx,8h encontram-se acima do valor limite e dos valores de ação definitos por lei, pelo que se propõe a implementação de um conjunto de medidas de forma a reduzir estes níveis.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4681
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2016
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Sandra Hilário.pdf40.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons