Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4680
wcag
Título: Criação de um sistema de apoio para fichas de dados de segurança
Autor: Zacarias, Miguel da Luz
Orientador: Brito, Isabel Sofia
Chaves, Humberto
Palavras-chave: Segurança e higiene no trabalho
Fichas de dados de segurança
Bizagi
Microsoft Access
Indústria química e indústria mineira
Data: 7-Dez-2016
Citação: Zacarias, M. (2016). Criação de um sistema de apoio para fichas de dados de segurança. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Resumo: As fichas de dados de segurança constituem uma ferramenta importantíssima e insubstituível na indústria química. Com a finalidade de assegurar que os fabricantes e os importadores comuniquem informações suficientes em toda a cadeia de produção e abastecimento para permitirmos uma utilização segura das respetivas substâncias e misturas. As fichas de dados de segurança, obrigatórias na indústria, fornecem informações sobre a composição das substâncias químicas — bem como chamam a atenção para os seus perigos, instruções de manuseamento, eliminação e transporte, e ainda, medidas relativas aos primeiros socorros, ao combate a incêndios e ao controlo da exposição a estas substâncias. As fichas de dados de segurança são essenciais para a indústria manter um controlo das substâncias químicas que utiliza e para tomar conhecimento do respetivo nível de perigosidade. Só assim consegue cumprir com as regras de manuseamento e aplicar medidas de prevenção, proteção e igualmente saber lidar com eventuais acidentes. Tendo em vista uma gestão das fichas de dados de segurança da empresa Almina — Minas do Alentejo S.A. para o regulamento CRE (Classificação, Rotulagem e Embalagem de substâncias e misturas químicas), foi desenvolvido um sistema de apoio apropriado para o efeito. Este sistema utiliza como base o sistema de gestão de base de dados Microsoft Access, com o objetivo de ajudar, em particular, os profissionais do laboratório químico da empresa em caso de fuga, derrame e manuseamento das substâncias ou misturas químicas e no geral a todos os colaboradores da empresa que direta ou indiretamente necessitem dos dados existentes nas referidas fichas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4680
Designação: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2016
Aparece nas coleções:ESTIG - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Miguel Zacarias.pdf21.89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons