Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/4674
wcag
Title: Avaliação do risco de lesões musculosqueléticas em laboratório hospitalar
Authors: Loução, Ana Rita de Sousa Penalva
Orientador: Dias, Ana Filomena de Figueiredo
Keywords: Lesões musculosqueléticas
Doença profissional
Sintomas
Avaliação de riscos
Ergonomia
Segurança no trabalho
Issue Date: 23-Dec-2016
Citation: Loução, A. (2016). Avaliação do risco de lesões musculosqueléticas em laboratório hospitalar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Abstract: O presente trabalho é um contributo para uma reflexão sobre a prevenção dos riscos profissionais, de um modo geral, em Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública (TACSP), através da aplicação de um Método de Avaliação de riscos profissionais e posteriormente de dois métodos de Avaliação de Riscos Ergonómicos de forma a identificar as zonas corporais mais afectadas pela dor/desconforto, verificar a frequência e intensidade de dor e identificar as actividades que estão relacionadas com a presença de casos sintomáticos de LMERT. As lesões musculosqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) afectam milhares de trabalhadores por todo o mundo e constituem um dos dilemas mais graves de saúde. (Serranheira, Lopes, Uva, 2005). Os escassos dados que existem em Portugal revelam que há um aumento no número de notificações no Departamento de Protecção contra os Riscos Profissionais (DPRP) mas desconhece-se informação relevante de números e doenças profissionais na área Laboratorial. Por fim, analisa-se a actividade e a organização do trabalho dos profissionais do laboratório do Hospital José Joaquim Fernandes no sentido de se efectuar a identificação dos elementos determinantes da sintomatologia musculosquelética para a sua consequente prevenção.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4674
Designation: Dissertação de mestrado em Segurança e higiene no trabalho. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2016
Appears in Collections:D-ENG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Loução.pdf20.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons