Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4667
Title: | A Intervenção do assistente social como elemento de uma equipa local de intervenção precoce |
Authors: | Lopes, Daniela Sofia Ramalho |
Orientador: | Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do |
Keywords: | Intervenção precoce Assistente social Família Criança Modelo transdisciplinar Formação específica |
Issue Date: | 13-Jul-2017 |
Citation: | Lopes, D. (2017). A Intervenção do assistente social como elemento de uma equipa local de intervenção precoce. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. |
Abstract: | A participação dos assistentes sociais em serviços de Intervenção Precoce (IP) começou a ganhar importância através do Despacho Conjunto n.º 891/99, que promoveu a integração deste profissional em equipas multidisciplinares nos serviços de IP. Atualmente, a intervenção recomendada em IP tem por base uma compreensão do desenvolvimento infantil numa perspetiva holística, em que os profissionais devem desenvolver as suas ações tendo em conta o modelo transdisciplinar. O presente estudo pretende averiguar “A Intervenção do Assistente Social como elemento de uma Equipa Local de Intervenção Precoce”, tendo em conta as funções e competências deste profissional, chamado a intervir em diferentes modelos de atuação em equipa: multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar. Foram questionadas 10 equipas locais de intervenção do distrito de Beja e Évora, onde houve a participação de 13 assistentes sociais. Utilizouse uma metodologia mista para analisar os dados recolhidos. Embora as práticas recomendadas em IP apontem para uma intervenção segundo o modelo transdisciplinar, os dados mostram-nos que nem sempre isso acontece nas equipas, sendo, no entanto, a atuação segundo esse modelo a que gera mais gratificação a estes profissionais e que melhor adesão tem por parte das famílias. As conclusões que se depreendem com o estudo apontam para a necessidade de as Assistentes Sociais obterem formação contínua, tanto ao nível do suporte teórico da IP como de saberes que estão inerentes à prática da profissão, com o intuito de oferecer um serviço de qualidade junto das famílias e das crianças que são acompanhadas pelas ELI’s. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4667 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2017 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniela Lopes.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License