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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4665
Title: | A articulação curricular entre a unidade de ensino estruturado e as turmas do ensino regular no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo |
Authors: | Silva, Cristina Isabel Lampreia Matias |
Orientador: | Ramalho, José Pereirinha |
Keywords: | Ensino estruturado Articulação pedagógica Ensino regular Educação inclusiva Necessidades educativas especiais |
Issue Date: | 20-Jul-2016 |
Citation: | Silva, C. (2016). A articulação curricular entre a unidade de ensino estruturado e as turmas do ensino regular no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Abstract: | O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo compreender como era operacionalizada a articulação pedagógica e curricular entre o contexto educativo da Unidade de Ensino Estruturado do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo e as turmas do Ensino Regular, que incluíam os alunos com Necessidades Educativas Especiais. As Unidades de Ensino Estruturado constituem um recurso pedagógico disponibilizado pelo Ministério da Educação que, funcionando na escola, visam proporcionar um ambiente facilitador para a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular, através da aquisição e desenvolvimento de competências específicas. Tratou-se de um estudo exploratório com recurso a uma metodologia de natureza quantitativa, em que concomitantemente se utilizaram técnicas qualitativas, na respetiva recolha dos dados. Os resultados sugerem que tanto os Professores do Ensino Regular como os Professores de Educação Especial aceitam e compreendem o verdadeiro conceito de inclusão e que, para esta aceitação, em muito contribui a existência, na escola de uma Unidade de Ensino Estruturado, que se apresenta com um recurso essencial. No presente estudo constatou-se que a implementação de procedimentos uniformes ajuda a edificar um caminho mais seguro, coerente e assertivo ao nível dos processos de articulação, pois a cooperação entre pares facilita o equilíbrio, a harmonia e a conquista de uma autoconfiança, face aos desafios que se colocam. A Proposta de Intervenção visa a atualização de conhecimentos que permitam compreender a problemática dos alunos e deste modo, adequar eficazmente as práticas pedagógicas. A reflexão conjunta sobre as caraterísticas/especificidades/necessidades dos alunos com NEE, permite o desenvolvimento de práticas inclusivas, e fomenta uma maior autonomia e participação destes alunos na escola. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4665 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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