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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4663
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wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Teresa Pereira dos-
dc.contributor.authorCardoso, Fátima de Almeida Nunes-
dc.date.accessioned2018-09-27T10:49:31Z-
dc.date.available2018-09-27T10:49:31Z-
dc.date.issued2016-09-15-
dc.identifier.citationCardoso, F. (2016). ComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4663-
dc.description.abstractEste estudo pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir para o desenvolvimento da comunicação, da socialização e do comportamento de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo. Sendo a música uma linguagem universal, esta, tem efeitos benéficos incontestáveis na generalidade das pessoas. Ora, se em pessoas ditas “normais” a sua ação é indiscutível, em indivíduos com dificuldades de comunicação, os seus efeitos serão tão ou mais significativos, quanto mais não seja, como forma de melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Esta investigação, visa possibilitar um conhecimento mais abrangente, acerca das especificidades do Autismo, tendo em conta as áreas afetadas e modelos de intervenção, tal como, os benefícios que a música pode trazer ao nível comportamental, da comunicação e da socialização/interação. Trata-se do estudo de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo, do sexo masculino, que frequenta o 3.° ano do Ensino Básico, a tempo parcial na Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência. Como metodologia optou-se pelo estudo caso. Os dados foram obtidos através de um plano de intervenção desenvolvido durante sete semanas decorridos, após três semanas de observação naturalista. Inerente ao processo de investigação, como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, foram elaboradas grelhas de observação, escalas de verificação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo durante a implementação de todo o processo. Como complemento, foi realizado um inquérito por entrevista semi-estruturada às participantes no projeto: Encarregada de Educação, Professora do Educação Especial, Professora do Ensino Regular e Terapeuta da fala. Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que a música desempenhou, um papel ativo, facilitador na construção das relações sociais e comunicacionais da criança em estudo. Concluímos que a Música é, de facto, um trilho que explora a dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação cuja propagação possibilita consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAutismopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectSocialização e Comportamentopor
dc.titleComPassos Musicais: A relação da música numa criança com autismopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination227 f.por
degois.identifier.tid201624010por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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