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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4662
Título: | Promoção da saúde mental em gerontes através da educação social: estamos juntos no caminho para a inclusão |
Autor: | Mestre, Tatiana Filipa Silva |
Orientador: | Faria, Maria Cristina Campos de Sousa Malainho, Adelaide Fernandes Pires |
Palavras-chave: | Gerontologia Envelhecimento Saúde mental Educação social Inclusão social |
Data: | 18-Mar-2016 |
Citação: | Mestre, T. (2016). Promoção da saúde mental em gerontes através da educação social - estamos juntos no caminho para a inclusão. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | O presente trabalho consiste num estudo caso e procura compreender “De que forma a Educação Social promove a Inclusão Social e Saúde Mental, das gerontes da ULDM (Unidade de Longa Duração e Manutenção). Insere-se no âmbito de uma investigação ação. A recolha de dados foi realizada através de técnicas de investigação, tais como: pesquisa documental, observação direta, conversas informais, entrevistas semidiretivas ou semiestruturadas, instrumentos de avaliação psicológica e de avaliação do nível de independência do sujeito para a realização de dez Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD). Para realizar o estudo contou-se com a participação de quatro idosas, ambas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 65 e os 94 anos. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: a entrevista semiestruturada sobre saúde mental e bem-estar em gerontes (Faria, et al, 2012, citado em Saturnino, Cruz & Faria, 2013), o Inventário de Saúde Mental adaptado do Mental Health Inventory (MHI; adaptado por Ribeiro, 2001) e a Escala modificada de Barthel (Apóstolo, 2012). Com a entrevista semiestruturada sobre saúde mental e bem-estar em gerontes (Faria, et al, 2012) recolheram-se os dados sociodemográficos; relativos ao historial de saúde; às dificuldades funcionais do sujeito; ao apoio social percecionado; à atividade; ao estado de saúde mental e à perceção de envelhecimento. Assim verificou-se que o envelhecimento das idosas não está a decorrer de forma ativa e bem-sucedida. Na aplicação do Inventário de Saúde Mental, duas utentes não apresentam sintomatologia, uma apresenta sintomas moderados com valores indicadores de depressão e a outra utente apresentou resultados totais de sintomas graves, apresentando valores indicativos de carência de afeto positivo, laços emocionais o que resulta na baixa pontuação a nível do bem-estar positivo. Porém, também este fator contribui para que o distress, a perda de controlo emocional/ comportamental apresentem um valor baixo. Na Escala modificada de Barthel a primeira pessoa apresenta uma dependência total. A segunda utente uma dependência severa. Por sua vez a terceira utente mostrou uma pontuação total de 51 pontos apontando para uma dependência entre os 51 e 75 pontos. A quarta utente revela uma pontuação total de 58 pontos apontando também para uma dependência entre os 51 e 75 pontos. Através dos dados recolhidos foi possível compreender o quanto importante é promover a Inclusão Social e a Saúde Mental, num momento em que as perdas a nível físico e psicológico influenciam tanto o bem-estar e a qualidade de vida. Para que fosse possível a obtenção de um maior conhecimento sobre a ULDM e sobre o trabalho que lá é desenvolvido, foram feitas cinco entrevistas semidiretivas ou semiestruradas à Direção Técnica/Assistente Social, ao Administrador, ao Enfermeiro, à Psicóloga e ao segundo Administrador/Diretor Clínico/Médico Fisiatra, para que fosse possível recolher mais informação sobre o objeto de estudo. Tendo como base os resultados do trabalho de investigação realizado e no sentido de ultrapassar as necessidades construi-se um projeto denominado de “Estamos Juntos no Caminho para a Inclusão” que tem como objetivo a Promoção da Inclusão Social e a Saúde Mental dos gerontes da ULDM através da Educação Social. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4662 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2016 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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