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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4656
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ramalho, José Pereirinha | - |
dc.contributor.author | Domingos, Jacinto Manuel de Brito Romão | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-27T10:35:58Z | - |
dc.date.available | 2018-09-27T10:35:58Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-05 | - |
dc.identifier.citation | Domingos, J. (2017). A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: estudo de caso na escola secundária de Moura. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4656 | - |
dc.description.abstract | A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sido uma problemática abordada por inúmeros investigadores ao longo dos tempos nas suas diferentes dimensões. Atualmente, o enfoque coloca-se na discussão de como proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, entre os quais os que apresentam caraterísticas distintas, alcançando-se assim uma Escola Inclusiva, ou uma Escola para Todos. Com a publicação da Lei nº 85/2009, de 27 de agosto, foi alargado o regime da escolaridade obrigatória até ao 12º ano ou 18 anos de idade, aplicável também aos alunos abrangidos pelo disposto no Decreto-lei nº 3/2008, de 7 de janeiro, assim, os alunos com Necessidades Educativas Especiais veem o seu percurso escolar alargado até ao ensino secundário. A escola que se pretende inclusiva deverá pois ter respostas para receber estes alunos e proporcionar ferramentas adequadas ao seu desenvolvimento e sucesso educativo. O presente estudo procura dar um contributo para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário pelo grande desafio que a inclusão dos referidos alunos coloca aos docentes e assistentes operacionais, e também à questão física dos edifícios. Temos como propósito observar e compreender as práticas inclusivas num contexto de ensino secundário. Assim, a presente investigação pretende responder à questão: A Escola Secundária de Moura é uma escola inclusiva para os alunos com necessidades educativas especiais? Por conseguinte, desenvolvemos um trabalho de investigação com caráter quantitativo, cuja pesquisa foi suportada na realização de inquéritos por questionário e uma cheklist (grelha de observação), cuja análise descritiva articulada com a componente teórica apresentada nos três primeiros capítulos, pretende responder à questão de partida acima enunciada. Os resultados encontrados levam-nos a concluir que, quer os professores, quer os assistentes operacionais se encontram recetivos à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário, efetuando alterações às suas práticas, métodos, estratégias de ensino e de avaliação, a fim de incluir estes alunos. Verificámos no entanto que estes revelam algumas inseguranças, referindo a necessidade de formação ao nível dos saberes competências e atitudes perante os alunos com necessidades educativas especiais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Ensino secundário | por |
dc.title | A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Moura | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 130 f. | por |
degois.identifier.tid | 201728869 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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