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http://hdl.handle.net/20.500.12207/4656
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dc.contributor.advisorRamalho, José Pereirinha-
dc.contributor.authorDomingos, Jacinto Manuel de Brito Romão-
dc.date.accessioned2018-09-27T10:35:58Z-
dc.date.available2018-09-27T10:35:58Z-
dc.date.issued2017-07-05-
dc.identifier.citationDomingos, J. (2017). A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: estudo de caso na escola secundária de Moura. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4656-
dc.description.abstractA inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sido uma problemática abordada por inúmeros investigadores ao longo dos tempos nas suas diferentes dimensões. Atualmente, o enfoque coloca-se na discussão de como proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, entre os quais os que apresentam caraterísticas distintas, alcançando-se assim uma Escola Inclusiva, ou uma Escola para Todos. Com a publicação da Lei nº 85/2009, de 27 de agosto, foi alargado o regime da escolaridade obrigatória até ao 12º ano ou 18 anos de idade, aplicável também aos alunos abrangidos pelo disposto no Decreto-lei nº 3/2008, de 7 de janeiro, assim, os alunos com Necessidades Educativas Especiais veem o seu percurso escolar alargado até ao ensino secundário. A escola que se pretende inclusiva deverá pois ter respostas para receber estes alunos e proporcionar ferramentas adequadas ao seu desenvolvimento e sucesso educativo. O presente estudo procura dar um contributo para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário pelo grande desafio que a inclusão dos referidos alunos coloca aos docentes e assistentes operacionais, e também à questão física dos edifícios. Temos como propósito observar e compreender as práticas inclusivas num contexto de ensino secundário. Assim, a presente investigação pretende responder à questão: A Escola Secundária de Moura é uma escola inclusiva para os alunos com necessidades educativas especiais? Por conseguinte, desenvolvemos um trabalho de investigação com caráter quantitativo, cuja pesquisa foi suportada na realização de inquéritos por questionário e uma cheklist (grelha de observação), cuja análise descritiva articulada com a componente teórica apresentada nos três primeiros capítulos, pretende responder à questão de partida acima enunciada. Os resultados encontrados levam-nos a concluir que, quer os professores, quer os assistentes operacionais se encontram recetivos à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário, efetuando alterações às suas práticas, métodos, estratégias de ensino e de avaliação, a fim de incluir estes alunos. Verificámos no entanto que estes revelam algumas inseguranças, referindo a necessidade de formação ao nível dos saberes competências e atitudes perante os alunos com necessidades educativas especiais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.titleA Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas secundárias: Estudo de caso na escola secundária de Mourapor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination130 f.por
degois.identifier.tid201728869por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial – especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2017por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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